Hugogil.pt
·3 août 2025
Árbitros reprovam e Conselho de Arbitragem… cala-se

In partnership with
Yahoo sportsHugogil.pt
·3 août 2025
O início da temporada 2025/26 ficou marcado por vários constrangimentos no setor da arbitragem, com múltiplos elementos a não superarem as provas físicas obrigatórias realizadas no primeiro estágio da época.
Entre os árbitros principais, João Gonçalves (AF Porto) e Iancu Vasilica (AF Vila Real) não passaram nos testes. No lote de árbitros assistentes, Rui Teixeira (AF Setúbal) e João Bessa Silva (AF Aveiro) também reprovaram nas avaliações físicas.
Na sequência destes resultados, os quatro elementos ficarão indisponíveis para os primeiros jogos oficiais da temporada.
Alterações em nomeações europeias
A UEFA já foi informada das alterações necessárias. Para o encontro da Liga Conferência agendado para a Eslovénia, a equipa de arbitragem portuguesa sofreu duas alterações: Francisco Pereira (AF Santarém) substituirá João Bessa Silva, e Pedro Ramalho (AF Évora) assume o lugar de quarto árbitro em vez de Iancu Vasilica. A equipa será liderada por Cláudio Pereira.
Impacto e silêncio do Conselho de Arbitragem
Para além destes casos, houve ainda árbitros de escalões inferiores que enfrentaram dificuldades semelhantes, com registo de mais reprovações e limitações físicas. Esta situação poderá influenciar as nomeações nas próximas semanas, numa fase sensível do calendário desportivo.
O Conselho de Arbitragem, que recentemente destacou publicamente a nomeação de João Pinheiro para a Supertaça Europeia, não emitiu até ao momento qualquer comentário ou esclarecimento sobre esta situação, apesar de anteriormente ter prometido maior transparência e comunicação regular com os agentes desportivos e o público.
Direct
Direct
Direct
Direct