
Trétis
·5 mai 2025
Após goleada, Maurício Barbieri é desligado do Athletico

In partnership with
Yahoo sportsTrétis
·5 mai 2025
A derrota do Athletico por 4 a 1 para o Botafogo-SP na Ligga Arena, no domingo (4), marcou o fim da passagem de Maurício Barbieri pelo rubro-negro. João Correia, técnico da categoria sub-20, assume o time profissional interinamente.
Rodrigo Possebon, diretor de futebol do Athletico, anunciou na entrevista coletiva pós-jogo o desligamento do treinador de seu cargo:
“O clube, após um período de conversas, debates e avaliações, não só devido à partida de hoje, tomou a decisão de interromper o trabalho do comando técnico e realizar o desligamento do Maurício Barbieri.”
Barbieri vinha pressionado, tanto interna quanto externamente. No recorte recente, a situação piorou após a derrota para o Cuiabá, fora de casa, no primeiro revés do Athletico na Série B. O jogo acabou em 2 a 1 para o Dourado, de virada. Depois deste, Barbieri pôde respirar com um 2 a 0 para cima do CRB, em casa. Em seguida, derrota para o Novorizontino fora de casa dificultou sua permanência mais uma vez.
O empate em 0 a 0 com o Brusque, em Joinville, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil, não melhorou as coisas. O Athletico teve mais chances, mas não conseguiu marcar. Não regularmente, já que o VAR sinalizou o toque de mão no gol de Luiz Fernando, ao fim do jogo.
Enfim, a derrota vexatória para o Botafogo-SP, que ainda não havia vencido na Série B 2025 e tinha somente dois pontos de quinze disputados, ocasionou na demissão de Maurício Barbieri. Anunciada pouco menos de uma hora após o fim do jogo, em nota oficial do clube.
Durante o jogo, pouco mais de 22 mil torcedores presentes na Ligga Arena entoaram diversos cantos de protesto, muitos dos quais já eram conhecidos da campanha do pacto de 2024. Os alvos foram Barbieri, Márcio Lara, o presidente Mário Celso Petraglia, que estava presente no estádio e diretoria e elenco como um todo.
Confira a nota da demissão na íntegra:
O Athletico Paranaense informa que Maurício Barbieri não é mais o treinador da equipe principal.
João Correia, técnico da categoria Sub-20, comandará o time interinamente.
O Athletico Paranaense agradece ao treinador pelos serviços prestados e deseja sucesso na continuidade da carreira.
Maurício teve sua passagem no Athletico marcada por incertezas e questionamentos. No fim da tarde do dia 16 de dezembro, oito dias após o rebaixamento, o Athletico anunciou a contratação do treinador em suas redes sociais. Chegou à Curitiba após um trabalho abaixo no Juarez, do méxico, no qual teve 14 derrotas em 26 jogos.
Barbieri deixa o clube em baixa, dados os resultados recentes, especialmente no Brasileirão, suas polêmicas falas em coletivas e provocações diretamente direcionadas a torcedores, mesmo com as 12 vitórias em 24 partidas à frente do Furacão. Além disso, foram sete empates e cinco derrotas.