
Calciopédia
·21 avril 2023
Apesar de derrota para o Lech Poznan, a Fiorentina chegou às semis da Conference League

In partnership with
Yahoo sportsCalciopédia
·21 avril 2023
Foi no susto, mas a Fiorentina passou para a próxima fase da Conference League. Depois de vencer o Lech Poznan por 4 a 1 no jogo de ida, a Viola recebeu os poloneses no estádio Artemio Franchi nesta quinta-feira, 20 de abril, e deixou a sua torcida ressabiada. De forma inesperada, o time visitante abriu 3 a 0 e quase levou a partida para a prorrogação, mas os gigliati marcaram duas vezes no segundo tempo e, mesmo com a derrota por 3 a 2, garantiram a classificação para as semifinais do torneio.
Por conta do resultado tão favorável na semana anterior, não era nada impossível de se imaginar que os gigliati entrassem mais relaxados em campo, ainda mais se tratando de um time comandado por Vincenzo Italiano, um técnico de características ofensivas. A expressiva vantagem, em contraste com a maratona de jogos do próximo mês, também levou o treinador a optar por um onze inicial formado por algumas peças menos utilizadas na temporada, como Venuti e Sottil. No entanto, o tiro saiu pela culatra, a calma resvalou na displicência e esta combinação de fatores permitiu que o Lech Poznan pudesse sonhar – e assim o fez.
Logo aos 8 minutos, a zaga violeta afastou mal e a bola sobrou para Afonso Sousa bater de canhota, estufando as redes. Por muito pouco o segundo do Lech Poznan não saiu na primeira etapa – Velde acabou desperdiçando uma boa chance para os azuis. O susto inicial fez com que a Fiorentina despertasse um pouco para a importância de se defender melhor, mas a equipe mandante não conseguia oferecer muito perigo no ataque. Mesmo assim, ainda conseguiu controlar os ímpetos dos ferroviários até o intervalo.
Se enganou quem esperava que a Fiorentina melhorasse depois das orientações de Italiano nos vestiários. Aos 65 minutos, Skoras chegou com perigo na grande área violeta, mas levou uma pancada de Terzic e, após revisão recomendada pelo VAR, o árbitro Rade Obrenovic não demorou para dar o pênalti a favor do Lech Poznan. Coube ao norueguês Velde, que perdera uma ótima oportunidade na primeira etapa, se redimir e marcar o segundo gol da equipe polonesa. O sonho da classificação estava vivo.
Depois de dois terços de jogo pavorosos por parte da Fiorentina, Sottil acalmou os ânimos da torcida (Getty)
Por incrível que pareça, a Fiorentina só ligou o sinal de alerta quando tomou o terceiro gol, aos 69 minutos. Em uma lambança da zaga violeta, o meia Karlström cruzou para a área e Sobiech, aproveitando-se do apagão dos italianos, ficou sozinho para balançar as redes. O resultado parcial deixava a eliminatória empatada e levava a decisão da vaga para a prorrogação.
Com o estrago feito e o desespero da torcida gigliata atingindo níveis estratosféricos, Italiano colocou Castrovilli e Arthur Cabral em campo. Para a sorte da Viola, as mudanças logo surtiram efeito: aos 78 minutos do segundo tempo, o meia Murawski afastou muito mal uma cobrança de falta e a bola sobrou nos pés de Sottil, que emendou uma chapa, de bate-pronto, para o fundo do gol.
O gol aliviou um pouco os corações de quem estava no Artemio Franchi. Mas os ânimos só sossegaram mesmo nos acréscimos: Barák puxou contra-ataque puxado e passou para Arthur Cabral. O brasileiro escorou para González, que deixou Castrovilli livre para chutar rasteiro e anotar o tento que fechou a conta em 3 a 2 para o Lech Poznan. O placar agregado indicava 6 a 4 no agregado para a Fiorentina e, por consequência, a vaga violeta na semifinal. Foi isso que Italiano tentou argumentar quando discutiu, ao apito final, com alguns torcedores exaltados pela má atuação.
Apesar do sufoco e de também ter se esforçado mais para perder do que garantir o resultado, a Fiorentina tornou-se a quinta representante da Itália nas semifinais de competições europeias. Com isso, os violetas se juntaram a Inter e Milan, que farão uma das semis da Liga dos Campeões, e também à Roma e Juventus, que poderão fazer uma final 100% italiana caso passem do próximo estágio da Liga Europa. Nunca, numa mesma temporada, a Bota havia colocado cinco representantes nesta fase dos torneios da Uefa.
O próximo adversário da Viola na Liga Conferência será o suíço Basel, que venceu o Nice de maneira heroica, superando o adversário francês na prorrogação do jogo de volta. A partida de ida da semifinal será no Artemio Franchi, no dia 11 de maio, às 16 horas pelo horário de Brasília.