Leonino
·17 mars 2025
Antigo treinador de Sporting e Manchester United comenta Amorim e fala de "período do declínio"

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·17 mars 2025
Técnico que passou no Sporting e no Manchester United prestou declarações em que abordou a estadia de Ruben Amorim no Reino Unido
|
Carlos Queiroz é um dos históricos treinadores portugueses, com títulos conquistados um pouco por todo o mundo. No Manchester United, foi adjunto de Sir Alex Ferguson, com quem ganhou tudo o que havia para ganhar no futebol. Prestou declarações recentemente, Fórum de treinadores promovido pela ANTF, onde comentou a estadia de Ruben Amorim no seu antigo clube - os dois também representaram o Sporting. Relembrar que os Red Devils venceram a última partida por 3-0.
Começou com uma comparação para o seu período em Old Trafford: "Ele saberá os caminhos que tem de traçar. Mas este momento do Ruben lembra-me o período do declínio que nós passámos, na época de 2003/04 também. O Manchester United é um clube com caraterísticas muito especiais. E é um clube que tem uma cultura muito própria, com adeptos da classe trabalhadora e um ambiente desse tipo. Se eu pudesse transmitir isto para o Ruben, se calhar, teria algumas conclusões a fazer".
De seguida, disse ter crença no atual técnico dos Red Devils: "Daquilo que eu conheci como jogador, porque tive o privilégio de dar-lhe a primeira internacionalização ao serviço do futebol português, acredito que ele vai conseguir, mas não vai ser fácil, porque o clube caiu muito. O United, em determinados aspetos, por exemplo, no critério de seleção dos jogadores, tem sido uma prova de erros constante. O clube confundiu trazer os melhores jogadores com fazer as escolhas certas", atirou Carlos Queiroz.
Falou, depois, sobre trabalhar com Sir Alex Ferguson: "Penso que uma das coisas que aconteceu no clube foi que vários grandes treinadores que chegaram depois de Ferguson não perceberam a génese do clube e o legado do passado técnico. Quando Ferguson sai não é uma ameaça, ele reforma-se. Nenhum treinador tem de sentir esse peso ou sentir-se ameaçado".
Terminou, com algumas críticas ao Manchester United, que deixou de estar a cima de tudo e todos: "Começou a ser uma espécie de 'mini kingdoms'. Ali, pequenos reinados de figuras, que começaram a estar e a apresentar-se um pouco acima do clube. O Ruben aparece num momento em que reverter isto demora tempo. Vai ter de ganhar e depois perder e depois ganhar mais e depois perder novamente. Restabelecer, no fundo, a ordem natural", rematou Carlos Queiroz.