Nosso Palestra
·24 juin 2025
Análise: Fins não podem justificar meios do Palmeiras na Copa do Mundo de Clubes

In partnership with
Yahoo sportsNosso Palestra
·24 juin 2025
O Palmeiras é um time que oscila na Copa do Mundo de Clubes. Apesar do empate na raça por 2 a 2 diante do Inter Miami nesta segunda-feira (23) e a classificação em primeiro lugar do grupo A, meta da equipe antes da competição começar, o posto de liderança não pode ser pretexto para a atuação abaixo contra a equipe estadunidense.
Ao menos 75 minutos dos 90 jogados no Hard Rock Café, em Miami, teve amplo domínio do time de Lionel Messi. A equipe americana chegou a abrir 2 a 0, com direito a golaço de Suárez, mas viu o Palmeiras marcar dois gols no final, com Paulinho, aos 35 minutos do segundo tempo, e Maurício, aos 42 – gol que garantiu a liderança da chave.
Em determinado momento da partida desta segunda-feira, quando ainda perdia por 2 a 0, a equipe palestrina estava a um gol do Porto, de Portugal, para ser eliminado precocemente da competição. A situação aconteceu aos 30 minutos da etapa final e durou cerca de três minutos.
O time de Abel Ferreira fez possivelmente seu pior jogo em 2025 nesta segunda, o que evidenciou a oscilação da equipe durante toda a fase de grupos. Anteriormente, o time havia feito uma partida muito convincente no empate em 0 a 0 diante do Porto na estreia e viveu dois tempos distintos na vitória por 2 a 0 contra o Al-Alhy na segunda rodada, na quinta-feira (19), quando atuou abaixo nos primeiros 45 minutos e se recuperou na segunda etapa.
Após o apito final, a classificação em primeiro lugar do grupo não pode justificar a partida desastrosa contra um time inferior técnicamente. A máxima utilitarista de Nicolau Maquiavel “os fins justificam os meios” pode parecer uma solução prática em tempos de crise, ou, neste caso, de futebol abaixo do esperado, mas sua aplicação pode trazer consequências devastadoras: o acomodamento.
Para Abel e seus comandados, os fins, com a classificação, está longe, muito longe, de justificar o que se viu em campo. Da escalação a execução, o time deixou a desejar.
O ponto que exige maior atenção após o duelo é o meio-campo. Sem Aníbal Moreno, lesionado e principal peça individual do Verdão nos dois primeiros jogos da competição mundial, Abel Ferreira optou por um meio sem volantes de ofício, preterindo Emiliano Martínez, reserva de Anibal, a Lucas Evangelista, que compôs ao lado de Richard Ríos e Raphael Veiga. Foi no setor que o time da casa controlou boa parte da partida.
A reação palmeirense para empatar um jogo quase que perdido começou somente nos dez minutos finais da partida — graças a jogadores que entraram ao longo do segundo tempo e arrumaram a instabilidade do meio-campo. Abel lançou Maurício no lugar de Veiga e deu um pouco mais de volume de jogo, enquanto Paulinho e Allan, que entraram que entraram nas vagas de Facundo Torres e Marcos Rocha, deram maior verticalidade a equipe.
Até mesmo Abel Ferreira chamou à responsabilidade para si e admitiu o erro na escalação inicial. Em coletiva de imprensa, afirmou que ‘não foi capaz de ajudar os jogadores’ nos 45 minutos iniciais.
– Na primeira parte não fui capaz de ajudar os jogadores, mas na segunda corrigimos, os que entraram ajudaram muito, a dinâmica de Mauricio, Paulinho também. Há que valorizar o que eram nossos objetivos, passar em primeiro. Jogo de uma primeira parte dura – comentou. – Na primeira parte o treinador não ajudou nossos jogadores e no segundo fizemos as trocas. Dos amarelados ninguém levou amarelo. Agora é recuperar porque hoje levamos um violento susto – acrescentou.
Para conquistar o empate, Abel contou mais que nunca do talento individual. Primeiro, Paulinho recebeu passe precioso de Allan e bateu cruzado, descontando o placar no Hard Rock Stadium. Acostumado a superar pressões, buscou o resultado que precisava para ser líder do grupo, sete minutos depois, com Mauricio, que também havia entrado na etapa final, que aproveitou corte ruim do zagueiro Falcón e bateu de primeira.
Classificado às oitavas de final da Copa do Mundo de Clubes, o Palmeiras agora duela contra o Botafogo, na Philadelphia, no próximo sábado (28), às 13h (de Brasília).
Palmeiras e Inter Miami, pela Copa do Mundo de Clubes (Foto: Cesar Greco/Palmeiras)