Leonino
·12 novembre 2024
In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·12 novembre 2024
João Pereira nasceu em Lisboa, perto do problemático bairro do Casal Ventoso. Começou cedo para o futebol, nos escolas do Domingos Sávio, com apenas 8 anos, partilhando balneário com Ricardo Quaresma, e também com Luís Alfândega, amigo do treinador.
“O João Pereira naquela altura era o nosso avançado. Ele era muito franzino, mas era super veloz e muito aguerrido. Fartava-se de marcar golos”, começou por dizer, ao jornal A Bola, o primeiro técnico do sucessor de Rúben Amorim em Alvalade.
“Recordo-me de um João que não tinha nada a ver com o que era enquanto jogador. Era uma pessoa muito tranquila, muito pacata. Quando entrava em campo mudava completamente porque ele sabia que aquela era a maneira que tinha de se destacar. Ele percebeu isso muito cedo e então ficava ultracompetitivo”, acrescentou.
Do Domingos Sávio rumou ao Benfica, onde conheceu João Godinho. “A imagem que nós temos do João enquanto jogador, que era desde miúdo na formação, dentro de campo, é de um miúdo reguila e sempre muito energético. Isso era o João que eu conheci quando ele chegou ao Benfica. Eu já lá estava. O João é capaz de ter chegado tímido nos primeiros 10 minutos. Depois mostrou logo aquela personalidade que o caraterizou sempre de liderança”, admitiu. “O João é alguém ferranho por ganhar. Seja a jogar aqui às cartas, seja a jogar snooker em casa dele, seja o que for, ele não gosta de perder. Com ele é que não pode ser. E isso é que fazia a força dele. A força do João não era a parte técnica ou a parte física, era a parte mental e a parte de não gostar de perder e só gostar de ganhar”.
“O pai do João era muito Sportinguista e tentava levá-lo a mudar para o Sporting, mas ele em miúdo era do Benfica. Depois teve a oportunidade de ir para o Sporting. Abriram-lhe as portas do Sporting a partir desse momento, e sei até por conversas que eu tive em que ele já me confidenciou que se sente mesmo Sportinguista”, disse Luís Alfândega. João Godinho partilhou a mesma informação: “Desde que entrou no Sporting o João Pereira passou a sentiu-se parte daquele Clube, daquela família e acho que isso nota-se perfeitamente”.
Por fim, os votos de confiança dos amigos: “A mim não me surpreende porque fomos falando dessa vontade dele passar de jogador para treinador”, disse Luís Alfândega. João Godinho completou: “Sei que ele vai ser treinador de futebol e vai ter sucesso, porque ele tem capacidades para isso, se ele continuar a ser a pessoa que é acima de tudo. Só tem de continuar com o caráter que tem”.
Direct