A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League | OneFootball

A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Calciopédia

Calciopédia

·11 décembre 2024

A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League

Image de l'article :A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League

Na última terça de Champions League em 2024, esperava-se um grande confronto entre a Atalanta e o Real Madrid. No grupo dos oito melhores da competição, a equipe italiana – que tem se mostrado capaz de enfrentar de igual para igual quaisquer outros adversários – estava invicta e queria se aproximar das oitavas de final com uma vitória que teria ares históricos. Do outro lado, embora conte com um elenco estrelado, o time espanhol precisava reagir e deixar a incômoda 24ª posição. Nessas horas, os blancos costumam tirar forças de onde nem se imagina. E, assim, num jogaço, venceram a Dea por 3 a 2 no Gewiss Stadium.

Ce navigateur n'est pas pris en charge, veuillez en utiliser un autre ou installer l'application.

video-poster

O momento delicado para os merengues, comandados pelo italiano Carlo Ancelotti, fez com que Vinicius Junior, que vinha de lesão, tivesse seu retorno antecipado ao time. Assim, o Real Madrid foi até Bérgamo com Vini, Mbappé e Bellingham entre os titulares – Rodrygo ficou no banco. Na Atalanta, Gian Piero Gasperini apostou num ataque mais móvel, com Lookman e De Ketelaere, mantendo o goleador Retegui como alternativa entre os reservas.


Vidéos OneFootball


Iniciada a partida, logo no segundo minuto, Mbappé recebeu de Brahim Díaz em profundidade e arrematou para boa defesa do goleiro Carnesecchi. O começo do jogo foi agitado, na medida da urgência do Real Madrid, mas aos 5 a Atalanta tentou responder com Lookman, em um chute fraco e de primeira, após um cruzamento de Éderson.

Aos 10, o Rei da Europa abriu o placar. Após bom passe de Díaz, Mbappé efetuou  domínio orientado, colocou a bola à frente de um inerte De Roon e finalizou no canto de Carnesecchi. Quatro minutos depois, após falha defensiva de Hien, novamente Mbappé deu uma paulada, mas parou na defesa do goleiro nerazzurro.

A Atalanta tentou reagir em duas jogadas em que Lookman procurou De Ketelaere, marcado por Rüdiger. O alemão levou a melhor com um corte providencial aos 17 minutos e, aos 20, o belga até conseguiu chutar, mas o zagueiro foi capaz de amortecer a bola e Courtois defendeu com tranquilidade. Mais tarde, o beque até apareceria no ataque, mas não conseguiu direcionar sua cabeçada para as redes.

Image de l'article :A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League

Durante o primeiro tempo, De Ketelaere e Rüdiger travaram um embate interessante (Getty)

Por um lado, a Atalanta estava atrás no marcador. Porém, por outro, era inegável a força da equipe italiana, que conseguia incomodar o gigante Real Madrid mesmo com um elenco tecnicamente inferior. Os nerazzurri jogavam sempre explorando a região guardada pelo lateral-esquerdo Fran García, que não defende tão bem e não recebe o reforço de Vinicius Junior. Por ali, sairia o lance que resultaria no gol de empate. Aos 46 minutos, Kolasinac disparou em boa arrancada e foi parado com falta por Tchouaméni dentro da área. Na cobrança do pênalti, De Ketelaere disparou um míssil na gaveta de Courtois, sem chances de defesa.

O empate não caiu nada bem para o Real Madrid, que já tinha sofrido outro duro baque no primeiro tempo. Mbappé sentiu a parte posterior da coxa esquerda e precisou ser substituído por Rodrygo, aos 35 minutos. Sem o francês e contando com o tridente de 2023-24, com Vinicius Junior e Bellingham, os merengues precisariam buscar retomar a vantagem no placar.

No segundo tempo, a Dea partiu para cima do adversário, no intuito de virar o jogo. De Ketelaere se antecipou a Rüdiger e cabeceou no canto de Courtois, mas a bola foi para fora, aos 50 minutos. No lance seguinte, Lookman finalizou forte no canto e novamente o goleiro do Real Madrid fez uma importante defesa, aos 54. No entanto, os nerazzurri sofreram um banho de água fria na sequência, num lance fortuito.

Aos 56 minutos, Díaz tentou o passe no meio-campo, foi travado pela marcação, mas teve sorte: a bola bateu em Éderson e sobrou para Vinicius Junior, que só girou de canhota para colocar o Real Madrid à frente. Para piorar a situação dos italianos, o time espanhol chegou ao terceiro gol com Bellingham, que recebeu excelente lançamento do próprio brasileiro. Jude dominou, fintou De Roon e mandou para o fundo das redes, na casa dos 59.

Image de l'article :A Atalanta lutou, mas viu o Real Madrid provocar sua primeira derrota na Champions League

Lookman foi o motorzinho de uma Atalanta que por pouco não empatou com o Real Madrid (Getty)

Só que a Atalanta é valente e, mesmo com dois gols sofridos em sequência, não parecia ter sentido um baque natural. Tanto é que seguiu pressionando os espanhóis. Aos 64 minutos, Courtois fez outra boa defesa em chute de fora da área de Bellanova. Na sequência, a Dea chegou ao seu segundo gol com Lookman, que gingou e finalizou entre as pernas de Vázquez, mandando no canto do goleiro merengue.

Dali em diante, o confronto ganhou ares de verdadeira trocação. Aos 70, em boa jogada de Vinicius Junior, Carnesecchi cortou o cruzamento do brasileiro e a bola sobrou para Díaz, que errou o chute. Um minuto depois, Rodrygo recebeu grande passe de Bellingham, foi em direção à área nerazzurra, cortou Djimsiti e finalizou, mas parou no arqueiro adversário.

Já na casa dos 73 minutos, Gasperini resolveu alterar o ataque da Atalanta, substituindo o cansado De Ketelaere por Retegui – algo que fazia sentido, já que os nerazzurri apostaram muito em cruzamentos. O ítalo-argentino logo fez uma boa jogada, mas Kolasinac demorou para finalizar e o lance não deu em nada. Mais tarde, Ruggeri também erraria na hora de arrematar uma oportunidade clara de gol.

Era possível notar a fragilidade da defesa do Real Madrid em proteger a bola na entrada da área. Por esse motivo, a Atalanta estava com muito espaço para jogar por dentro e também por seu flanco esquerdo. Aos 86 minutos, Retegui fez o giro na lateral da área e finalizou forte, mas novamente o goleiro do Real Madrid operou uma grande defesa. No último lance da partida, Lookman caiu pelo lado canhoto e soltou uma bomba para o meio da área, encontrando Retegui completamente livre na pequena área, sem arqueiro pela frente. Porém, o centroavante não conseguiu tirar a força da bola e a rebateu por cima da baliza. A chance do heroico empate foi pelos ares.

Analisando de maneira cautelosa, mesmo com sua invencibilidade até o momento, era difícil para a Atalanta garantir a vitória contra um adversário poderoso e cotado ao título da Champions League. Ademais, foi uma grande exibição da Dea, que não sentiu medo do Rei da Europa e se impôs em vários momentos do jogo, mesmo atrás do placar. Pela penúltima rodada do torneio europeu, já em 2025, a equipe italiana joga em casa contra o Sturm Graz, da Áustria, enquanto o Real Madrid enfrenta o também austríaco Red Bull Salzburg, no Santiago Bernabéu.

À propos de Publisher