Coluna do Fla
·10 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·10 de enero de 2025
O Campeonato Carioca tem os últimos três vencedores da Copa Libertadores. Desse modo, o Estadual de 2025 será o mais disputado da história? Na visão de Zico, maior ídolo do Flamengo, não. Para o Galinho de Quintino, a competição tinha maior nível nos anos 70 e 80, quando o torneio possuía mais clássicos. Além disso, o eterno camisa 10 da Gávea criticou o fato de equipes escalarem times reservas contra os principais rivais.
— Acho que era mais difícil tempos atrás, mesmo sem ganhar a Libertadores. A gente jogava mais vezes, tinham mais clássicos, era mais complicado. Não bastava só ganhar uma partida para ser campeão. Então, era ida e volta, às vezes três turnos, você jogava 12 clássicos nas competições, fora as finais — disse Zico.
— Então, era muito mais complicado. Hoje, não. Hoje você pode ter um campeão que nem jogou clássico. Isso é complicado. Eu digo que ‘não jogou um clássico’ pois tem a questão de escalar equipes reservas, sem o time principal. Acho que isso não deveria acontecer, mas é o mundo de hoje. O mundo financeiro prevalecendo muito mais do que o futebol — acrescentou o ídolo do Flamengo.
Apesar de Zico ter opinado que as edições do Campeonato Carioca no passado terem sido mais difíceis na comparação com a edição que está prestes a começar, pela primeira vez um estadual contará com os três últimos vencedores da Libertadores. Isso porque, o Flamengo ganhou a ‘Glória Eterna’ em 2022, o Fluminense obteve êxito na temporada seguinte e o Botafogo é o atual vencedor.
O Flamengo é o maior campeão do Rio de Janeiro, com 38 taças, cinco acima do vice-líder Fluminense. A caminhada rubro-negra rumo ao 39o troféu a partir do próximo domingo (12), contra o Boavista. A partida acontece em Aracaju, Sergipe, a partir das 16h (horário de Brasília).