Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra | OneFootball

Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra | OneFootball

Icon: Manchester City F.C.

Manchester City F.C.

·30 de abril de 2024

Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra

Imagen del artículo:Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra

Após o 300º jogo de Pep Guardiola na Premier League no comando do Manchester City, Neil Leigh conversou com Henry Winter, respeitado ex-correspondente-chefe de futebol do The Times e do Daily Telegraph, para saber sua opinião sobre o incrível impacto de Pep.

Henry, muito obrigado por sua atenção. No domingo, Pep Guardiola completou 300 jogos de Premier League no comando do City. Como você pode começar a quantificar seu impacto durante esse período?


OneFootball Videos


Acho que sua palavra quantificar está exatamente correta.

Quero dizer, você quase pode pegar a calculadora e fazer os cálculos, não é?

300 jogos na Premier League, 221 vitórias, 741 gols a favor e 247 contra; uma porcentagem de vitórias de 73,6% e o próximo que mais se aproxima desses números é Sir Alex Ferguson, com 65,2%.

Sei que o futebol é uma questão de carne e osso, seres humanos e táticas, mas os números em si simplesmente gritam que ele é um dos maiores e, particularmente, a proporção de 741 para 247 gols, ou seja, 741 gols, o que equivale a dois e três quartos de gols por jogo... é fenomenal.

E isso mostra seu compromisso com o ataque.

Depois de ver os números simples na página, você pensa nos seres humanos e no trabalho que Pep faz por trás de tudo isso.

Lembro-me de conversar com Raheem Sterling uma vez, e ele estava falando sobre o impacto que Pep causou nele.

Até então, ele tinha tido uma boa carreira no QPR e, obviamente, no Liverpool, mas depois voltou a treinar com Pep no City.

Então, essa é uma das melhores coisas sobre Pep – ele transforma bons jogadores em grandes jogadores. Você pode ver isso na forma como eles se desenvolvem.

John Stones foi um bom jogador que se transformou em um zagueiro de classe mundial.

Estou pesquisando um pouco sobre um livro que estou escrevendo e vi algumas manchetes de seis ou sete anos atrás, que falavam sobre como Kyle Walker estava preocupado com o fato de que seu ritmo não duraria para sempre.

Isso foi há seis anos! Kyle Walker é agora o melhor lateral direito da Europa por causa de sua própria fome, mas também porque Pep estava lá trabalhando com ele.

Não conheço o Pep, mas só de olhar para ele e ouvi-lo, ele parece incrivelmente motivado e isso se reflete nos jogadores.

Gosto muito de sua orientação improvisada aos jogadores e também do fato de ele não esperar voltar ao vestiário para conversar com Jack Grealish ou Phil Foden ou Erling Haaland ou qualquer outro.

Ele sempre faz isso no campo quando estão saindo, porque tem toda aquela energia dentro de si, então é uma força da natureza, mas também aliado a isso está o respeito que ele tem por causa de sua maravilhosa carreira como jogador, mas também por sua mente extraordinária e visionária.

Além disso, há a maneira meticulosa com que ele se prepara para as equipes. Portanto, tudo isso, toda a emoção e a inteligência por trás desses números extraordinários fazem dele um dos melhores que este país já viu.

Até agora, Pep acumulou 16 troféus importantes no City, mas será que seu impacto é mais profundo do que isso?

É verdade. Quando você fala de troféus e, obviamente, a Liga dos Campeões foi enorme, mas os cinco troféus da Premier League em sete temporadas – e pode haver um sexto também – são indescritíveis.

Subir uma colina e chegar ao topo é uma conquista notável por si só.

Mas o fato de permanecer lá em vez de descer para o outro lado é o sinal da verdadeira grandeza – fazer isso temporada após temporada.

Você sabe, é como as melhores bandas de música. Está surgindo o difícil segundo álbum. Você sabe que pode ter um bom primeiro álbum, mas é só fazer isso de novo e de novo e de novo.

E Pep fez isso. Ele tem essa energia extraordinária para continuar.

Pep tem todo o direito de se sentar em uma bela praia perto de Barcelona, fumar um charuto e ficar com a família, mas ele está lá fora, no vento e na chuva, e está apenas levando o City adiante.

Ele está em seu escritório, planejando, com sua equipe... é uma pessoa extraordinária e nunca é demais falar sobre ele.

Como um dos mais respeitados observadores do futebol inglês, há alguma qualidade que, na sua opinião, realmente destaca o Pep?

O problema com Pep é que ele é como um decatleta. Ele tem todos esses pontos fortes.

Definitivamente, eu diria que é um olho para um jogador. Ele raramente erra com um jogador. Você vê um jogador chegar, como Jeremy Doku, e ele já está melhorando.

Também gosto da maneira como ele dá uma chance aos jovens. Você olha para jogadores como Oscar Bobb e Rico Lewis e quando você conversa com eles, eles parecem ter 28 anos.

Eles são indivíduos notáveis e isso é um grande crédito para o clube e a Academia, mas Pep lhes dá uma chance.

E quando eles entram na equipe, como Rico Lewis, que entra na lateral direita e imediatamente passa para o meio-campo e parece saber exatamente o que está fazendo, além de já ter jogado pela Inglaterra.

E então você olha para o Phil Foden. E não me importo de dizer isso, acabei de votar no meu Jogador de Futebol do Ano hoje e votei em Phil Foden.

Phil Foden já tem cinco títulos aos 23 anos de idade, e se você quiser comemorar Pep, basta ver como ele lidou com Phil Foden.

Porque, sabe, houve algumas pessoas há alguns anos, e provavelmente eu mesmo fiquei tentado a escrever isso, dizendo: “Phil Foden precisa ser emprestado”.

Naquela época, você o via com a seleção sub-21 da Inglaterra e pensava: “Espere aí, esse é um talento que precisa estar jogando”.

Mas Pep foi absolutamente inflexível ao dizer que sabia que se tratava de um talento especial e que ele aprenderia ao estar ao lado de jogadores como David Silva, ao treinar e aprender com os melhores.

Basta ver a maneira como Phil Foden amadureceu e se tornou um dos melhores jogadores do mundo, muito além da Inglaterra, e acho que ele seria um digno Jogador de Futebol do Ano, especialmente se o City conquistar o título.

Isso sem falar em sua taxa de trabalho.

Todo mundo fala sobre a habilidade, a inovação tática e a ousadia, mas é justamente essa fome de recuperar a bola que Foden tem, que Pep exige, e isso é simplesmente brilhante, porque as melhores equipes são as que trabalham mais duro.

Isso de certa forma o personifica. Quero dizer, não imagino que existam muitos treinadores que trabalhem tanto quanto Pep.

Outra coisa que eu diria sobre ele também, porque conversei com muitos outros treinadores, é que muitos deles falam sobre o que aprenderam com Pep e como ele foi generoso em seu tempo com eles.

Se eles tiverem jogado contra o time do City em um jogo da copa e entrarem e se sentarem depois, Pep permitirá que eles tentem entender suas estratégias, mas não de uma forma paternalista.

Conheço treinadores que foram ao Etihad Campus e assistiram às sessões de treinamento do Pep e, portanto, ele deve ser celebrado.

Imagen del artículo:Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra

O quanto você acha que o futebol inglês como um todo se beneficiou do que Pep fez nos últimos sete ou oito anos?

Bem, basta olhar para a equipe da Inglaterra. Phil Foden deve ser titular da Inglaterra. Kyle Walker tem que começar, John Stones tem que ser titular.

Há também Jack Grealish que Pep mudou como jogador. Acho que ele o tornou mais eficiente no nível de elite. Você olha para Jack Grealish agora, e nos grandes jogos ele sabe como segurar a bola.

Ele podia correr mais riscos no Aston Villa, porque todos tentavam lhe dar a bola, mas agora acho que sua tomada de decisão está melhor. A tomada de decisões dele é muito voltada para a equipe. Ele raramente entrega a bola. Ele protege, é agredido, mas ganha as cobranças de falta e, mais uma vez, essa é a influência de Pep.

Portanto, quatro de seus jogadores podem ser titulares da Inglaterra na Eurocopa.

Também observo a maneira como ele transformou Kyle Walker em um capitão.

Mais uma vez, isso é muito importante. Nunca pensei em Kyle Walker como capitão, mas veja o que ele fez.

Acho que Pep seria o treinador perfeito para se ter, porque ele o apoiaria e o desafiaria, o que é a melhor maneira de melhorar as pessoas, porque ninguém vai melhorar se alguém só disser coisas boas sobre ele o tempo todo.

Ele é uma pessoa extraordinária, além de um treinador extraordinário.

Mas voltando à sua questão, o legado para o país é enorme.

Quero dizer, moro no meio do nada e posso garantir com certeza que, se eu for assistir ao jogo do meu time local que não faz parte da liga, haverá um lateral direito entrando no meio-campo. Você verá a pressão. Você verá o goleiro sair jogando.

Veja bem, outros treinadores contribuíram para isso, mas isso se deve muito ao Pep.

Posso garantir que todos os treinadores com quem conversei nos últimos meses, como Kieran McKenna, do Ipswich, e Michael Carrick, do Middlesbrough, mesmo com suas conexões com o Manchester United, invariavelmente mencionam Pep.

Falamos de treinadores transformacionais, mas o que você diria sobre Pep em termos da maneira como ele nos fez pensar sobre o jogo?

Começamos com esses 16 troféus e contando, porque o jogo é sobre vencer.

Futebol de ataque? Se olharmos para todos aqueles gols – 741 em 300 jogos da Premier League – com certeza ele transformou o futebol deste país.

Quero dizer, Pep Guardiola e Sir Alex Ferguson são as maiores influências do futebol inglês nos últimos 40 anos.

Como você mencionou, um dos outros aspectos que chamam a atenção em relação ao Pep é que, como técnico, ele parece tornar os grandes jogadores ainda melhores?

Ele também os torna mais consistentes, para que a qualidade esteja presente semana após semana.

Kevin De Bruyne jogou seu melhor futebol sob o comando de Pep, e isso se deve ao fato de ambos serem exigentes.

Você pode imaginar o tipo de faísca que ocasionalmente se forma e o fato de o belga gostar de ser desafiado por alguém como Pep e vice-versa.

Erling Haaland poderia ter ido para qualquer lugar do mundo quando foi para o City, mas obviamente queria jogar com Pep porque sabia que ele o tornaria melhor.

Sempre acho bizarro quando ouço críticas a Haaland, pois ele é o Jogador de Futebol do Ano! Não se esqueça de que ele está liderando a corrida pela Chuteira de Ouro novamente e é uma pessoa absolutamente fenomenal.

Então, sim, como você disse, ele torna bons jogadores em ótimos e os que são ótimos em ainda melhores.

Imagen del artículo:Winter: Pep transformou o futebol da Inglaterra

O que isso significaria se Pep conseguisse levar o City ao que seria a primeira dobradinha doméstica consecutiva do futebol inglês?

Essa perspectiva potencial é simplesmente extraordinária. E acho que, de certa forma, o maior tributo seria o fato de que esta foi uma corrida séria pelo título.

Sei que todos eles são difíceis, mas o Liverpool manteve o pé no acelerador até o fim, embora tenha diminuído um pouco o ritmo na última semana.

Depois, há o Arsenal, que tem Mikel Arteta, outro protegido de Pep, e você vê o trabalho que eles fizeram, o fato de que eles sabiam que precisavam estar no topo do jogo para desafiar o City.

Além disso, há o fato de Pep ter feito isso na Premier League, onde não há jogos fáceis e onde há emboscadas em todos os lugares.

Se você observar o jogo contra o Nottingham Forest no domingo, verá que houve um ou dois momentos realmente difíceis.

Portanto, essa resiliência para fazer isso é simplesmente incrível. Você sabe que ele não está apresentando esses números extraordinários em uma liga fácil.

Nada é dado a você na Premier League e, ainda assim, ele continua forte, com 221 vitórias em 300 jogos na Premier League, o que é impressionante.

Não devemos nos esquecer de que gerenciar, especialmente em um nível de elite, é uma atividade muito desgastante.

Portanto, o fato de Pep continuar é um testemunho ainda maior para ele, especialmente como alguém que sabe o que é pressão, pois esquecemos que essas pessoas são de carne e osso. Eles são humanos, têm famílias...

É um setor incrivelmente estressante e, ainda assim, ele continua firme, enquanto outros dizem que é hora de seguir em frente.

Por fim, Henry, para você, qual é a posição de Pep no panteão dos grandes treinadores?

Podemos falar de figuras como Sir Alex Ferguson, Arsene Wenger, José Mourinho, Jurgen Klopp, etc., mas eu levaria Pep mais longe do que isso.

Acho que você poderia voltar a Bob Paisley, Bill Shankly, Brian Clough e Sir Matt Busby.

Na verdade, você poderia ir ainda mais longe, até pessoas como Stan Cullis e Herbert Chapman. Sou velho, mas não consigo me lembrar do Huddersfield e do Arsenal antes da Segunda Guerra Mundial!

Portanto, tanto em termos de sua influência no jogo quanto, obviamente, em termos de troféus, eu o colocaria entre os maiores de todos os tempos.

Quero dizer, se houver um Hall da Fama para treinadores em termos de seu impacto geral, Pep estaria no topo desse panteão.

As opiniões aqui publicadas são pessoais do entrevistado e não refletem necessariamente a opinião do Manchester City Football Club.

Ver detalles de la publicación