Coluna do Fla
·19 de diciembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·19 de diciembre de 2024
Autor de um gol na vitória do Real Madrid (ESP) sobre o Pachuca (MEX), na final do Mundial de Clubes, Vini Jr alcançou o topo da artilharia entre os jogadores brasileiros na competição. Desse modo, o melhor atleta do planeta chegou ao quarto tento, assim como Pedro, do Flamengo, considerando os torneios disputados neste século.
1 – Pedro – Flamengo – 4 gols 2 – Vini Jr – Real Madrid – 4 gols 3 – Denilson – Pohang Steelers (COR) – 4 gols 4 – Washington – Urawa Reds (JAP) – 3 gols 5 – Ronaldinho Gaúcho – Barcelona (ESP) e Atlético-MG – 3 gols 6 – Romarinho – Al-Jazira (EAU) e Al-Ittihad (SAU) – 3 gols 7 – Gabigol – Flamengo – 2 gols 8 – Raphael Veiga – Palmeiras – 2 gols 9 – Paulinho – Guangzhou Evergrande (CHN) – 2 gols 10 – Rodrygo – Real Madrid – 2 gols
Pedro marcou os quatro gols no Mundial de Clubes de 2022, realizado no início de 2023. Na ocasião, o camisa 9 anotou dois na semifinal contra o Al Hilal (SAU) e dois na disputa do terceiro lugar, diante do Al Ahly (EGI). Esta foi a única vez na qual o goleador rubro-negro disputou a competição.
Já Vini, que jogou e ganhou três Mundiais, balançou as redes em duas competições. No Intercontinental de 2022, o cria do Flamengo fez um na semifinal, diante do Al Ahly, e dois na final, contra o Al Hilal. Desse modo, somado ao confronto com o Pachuca, o atacante chegou aos quatro.
Detalhe: por muito pouco Vini Jr não tem cinco gols no Mundial. Na primeira participação do atacante, em 2018, o garoto do Ninho entrou no final da decisão contra o Al Ain (EAU). Após jogada pela esquerda, o então jovem de 18 anos chutou, a bola desviou na zaga adversária e entrou. Apesar da intenção do ex-rubro-negro em finalizar para a meta, a FIFA acabou dando contra.
Vini Jr e Pedro terão a chance de ampliar as respectivas marcas a partir de junho de 2025. Afinal, Real Madrid e Flamengo estão garantidos no novo Mundial de Clubes, com 32 equipes. O melhor jogador do planeta é presença praticamente certa na competição, já o 9 rubro-negro luta contra o tempo para se recuperar de grave lesão no joelho.