oGol.com.br
·23 de febrero de 2025
Vegetti marca, Vasco elimina Botafogo e encara o Fla nas semis do Carioca

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·23 de febrero de 2025
O Vasco está nas semifinais do Campeonato Carioca. Na noite deste domingo, o Gigante da Colina recebeu o Botafogo, em São Januário, e, com gol de Vegetti, de pênalti, venceu por 1 a 0, eliminando o rival da competição.
Com o resultado, o time comandado por Fábio Carille chega a 17 pontos, iguala a pontuação do Fluminense, mas é superado nos critérios de desempate (confronto direto) e avança na quarta colocação, entrando no caminho do rival Flamengo nas semifinais. Do outro lado, o Glorioso, com apenas 13 pontos, amarga o nono posto e sequer vai disputar a Taça Rio (torneio de consolação disputado entre o quinto e o oitavo do Cariocão).
O Botafogo tentou se impor em São Januário e teve mais a bola nos primeiros minutos. A iniciativa, entretanto, não foi suficiente para o Glorioso construir grandes oportunidades. Do outro lado, o Cruz-Maltino encaixou bem sua marcação e esperou o momento certo para ser agressivo no ataque.
Rayan e Philippe Coutinho, ambos em chute de fora, deram indícios de que o panorama do clássico estava mudando. Até que aos 16, Paulo Henrique tentou cruzamento pela direita e viu a bola explodir no braço de Cuiabano. Pênalti. Na cobrança, Vegetti deslocou John e fez: 1 a 0.
O Fogão tentou reagir rápido ao golpe sofrido e quase igualou o marcador. Após boa combinação pelo meio, Marlon Freitas descolou lindo lançamento para Igor Jesus, que dominou na área e bateu firme. Atento, Léo Jardim fez grande defesa em dois tempos e manteve a vantagem vascaína.
Na sequência, o ritmo caiu e o clássico perdeu muito na parte técnica. O Botafogo seguiu tentando correr atrás do prejuízo, mas errou muitos passes, enquanto o Vasco também falhou na hora de emplacar as transições ofensivas.
Na volta do intervalo, o clássico seguiu sem empolgar na Colina Histórica. Com muitos erros e um jogo físico excessivo, Vasco e Botafogo sofreram para fazer a construção do jogo fluir no setor de meio campo.
Ainda assim, o Cruz-Maltino, mais inteiro fisicamente, foi aos trancos e barrancos construindo suas oportunidades. Aos nove, após cobrança de falta da esquerda, Lucas Freitas subiu bonito na segunda trave e testou firme, obrigando John a fazer grande defesa.
O "Pirata" argentino continuou sendo o mais acionado na referência vascaína, mas agora sem ter espaço para finalizar. Do outro lado, o Botafogo, mais uma vez irreconhecível, demorou para se encontrar e só foi esboçar uma reação nos minutos finais.
Com a obrigação de buscar o resultado, o Glorioso se adiantou, contou com o recuo das linhas do rival e montou uma blitz pelo gol de empate. Aos 34, em sua melhor chance no clássico, o Fogão teve a chance do empate com Cuiabano, mas o lateral-esquerdo isolou...