Glorioso 1904
·23 de septiembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsGlorioso 1904
·23 de septiembre de 2024
Anatoliy Trubin, natural da Ucrânia, é o guardião do Benfica, mas não é por estar longe que deixa de pensar nos seus conterrâneos e na guerra que o seu país enfrenta. Desta vez, o atleta soube de um guarda-redes do Shakhtar Stalevi usava as suas luvas e, como gesto, enviou várias camisolas do Benfica.
O Shakhtar Stalevi é uma equipa de jovens ucranianos amputados pela guerra da terra onde nasceu Trubin, Donetsk. Ao saber que as luvas de Trubin eram as mesmas usadas na equipa de jovens, o guardião do Benfica enviou camisolas para o clube. Em agradecimento, os jogadores desejaram sucesso a Trubin, através das redes sociais.
Estes gestos de solidariedade não são de admirar por parte do guardião. Recorde-se que em maio, Trubin reparou num adereço particular na vitória do Benfica sobre o Braga. Uma criança adepta do Benfica trouxe a bandeira da Ucrânia para a Luz com o desejo de ter a camisola do guarda-redes. Dias depois, Trubin cumpriu a promessa que fez e presenteou a criança com a camisola.
Em 2023/24, ao serviço do Benfica, Anatoliy Trubin – avaliado em 25 milhões de euros – realizou 48 encontros: 28 na Liga Portugal Betclic, seis na Liga dos Campeões, seis na Liga Europa, cinco na Taça de Portugal e três na Taça da Liga. Ao todo, nos 4.350 minutos que disputou, o guardião sofreu 47 golos. Já nesta temporada, o camisola 1 participou em seis encontros, totalizando 540 minutos.
Trubin chegou ao Benfica no verão de 2023, oriundo do Shakhtar Donetsk, a troco de 10 milhões de euros, mais 1 em objetivos. O emblema ucraniano reservou, ainda, direito a 40% de uma futuro mais-valia. O atleta de 22 anos tem contrato até junho de 2028 e uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.