oGol.com.br
·30 de julio de 2025
Trio inédito com Dorival é aposta do Corinthians contra o Palmeiras

In partnership with
Yahoo sportsoGol.com.br
·30 de julio de 2025
Corinthians e Palmeiras se enfrentam na noite de hoje (30), no primeiro confronto pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O quinto Dérbi da temporada tem uma importância diferente para o técnico Dorival Junior, que pela primeira vez estará do lado alvinegro do clássico, e, em seu 17º jogo no comando do clube, poderá contar também pela primeira vez com o trio ofensivo formado por Rodrigo Garro, Memphis Depay e Yuri Alberto.
A última vez que os três jogaram juntos foi justamente na segunda final do Paulistão, no empate sem gols em Itaquera que rendeu o título ao Corinthians, então comandado por Ramón Díaz. Desde então, ou Garro ou Yuri Alberto ficaram fora de ação, sendo que o argentino se afastou para tratar um problema no joelho, e o atacante se recuperou recentemente de uma fratura na vértebra.
Os números do trio justificam a euforia do torcedor e ajudam a colocar um sorriso no rosto de Dorival. Desde a chegada de Memphis no ano passado, o trio apareceu como titular em 17 jogos do Corinthians, com 11 vitórias, quatro empates e apenas duas derrotas, um aproveitamento de 72,5% dos pontos.
As únicas duas derrotas aconteceram contra times estrangeiros e em jogos fora da Neo Química Arena: a segunda semifinal da Copa Sul-Americana de 2024, com a derrota por 2 a 1 diante do Racing, e a primeira partida contra o Barcelona, do Equador, com a derrota por 3 a 0 que foi decisiva para a eliminação na fase preliminar da Copa Libertadores.
Para efeito de comparação, os números totais desta época apresentam um aproveitamento de 61,8% dos pontos (33v, 16e e 13d), sendo que na ausência de pelo menos uma das peças, o rendimento cai para 57,7% (22v, 12e, 11d).
Em apenas dois jogos com o trio como titular o ataque do Corinthians não funcionou: na derrota diante do Barcelona, e no empate sem gols contra o Palmeiras na segunda final do Paulistão, resultado que era o suficiente para a fiel torcida comemorar o título.
Nas demais 15 partidas, foram 36 gols marcados, dando uma média superior aos dois gols por jogo. Desses gols, 28 (77,7%) tiveram a participação de pelo menos um dos três, seja com a assistência ou com a finalização.Yuri Alberto foi o autor de 15 desses tentos.
Dorival acumula seis vitórias, seis empates e quatro derrotas no cargo, até o momento, e o destino do time no mata-mata contra o arquirrival é apontado como decisivo para a continuidade ou não do seu trabalho.
E como se um clássico já não tivesse peso suficiente, este é o primeiro encontro em jogo eliminatório fora de competições estaduais desde a semifinal da Libertadores de 2000, vencida pelo Verdão com o famoso pênalti perdido por Marcelinho Carioca na defesa de Marcos.
A única experiência de Dorival comandando um dos times no Dérbi aconteceu na 31ª rodada do Brasileirão de 2014, quando seu ameaçado Palmeiras levou um doloroso empate nos acréscimos do clássico disputado no Pacaembu.
Mas vale lembrar que nem mesmo o sucesso contra o Palmeiras garante muita coisa para um treinador do Corinthians: depois do título Paulista sobre o rival, Ramón Diaz teve apenas mais oito jogos (2v, 3e, 3d) antes de ser demitido.