
Central do Timão
·24 de mayo de 2025
Torcidas organizadas do Corinthians cobram renúncia de Augusto Melo após indiciamento

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·24 de mayo de 2025
Nesta sexta-feira, 23, algumas torcidas organizadas do Corinthians se posicionaram publicamente sobre o indiciamento do presidente do clube, Augusto Melo. Gaviões da Fiel, Camisa 12, Fiel Macabra e Estopim da Fiel divulgaram notas oficiais solicitando o afastamento imediato do mandatário.
Indiciado pela Polícia Civil de São Paulo pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa e lavagem de dinheiro no inquérito que investiga o caso VaideBet, Augusto Melo foi duramente criticado nas declarações das organizadas. Segundo os comunicados, o afastamento do presidente é necessário para preservar a imagem do clube.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
A Gaviões da Fiel foi a primeira organizada a se manifestar cobrando o afastamento de Augusto Melo. A Central do Timão publicou uma matéria destacando a posição da torcida organizada. Clique aqui para ler.
Na sequência, a Camisa 12 classificou a permanência do presidente como “insustentável” diante das graves acusações, exigindo sua renúncia imediata. A Fiel Macabra, por sua vez, afirmou que não resta alternativa ao afastamento e defendeu que o dirigente coloque os “interesses do clube acima de quaisquer vínculos com ‘parceiros'”.
Já a Estopim da Fiel alertou que a continuidade de Augusto Melo na presidência pode gerar impactos negativos tanto dentro quanto fora de campo, e também solicitou formalmente seu afastamento imediato.
Apesar da pressão das torcidas organizadas, Augusto Melo afirmou em coletiva nesta sexta-feira que não pretende renunciar ao cargo e reafirmou sua inocência. A votação do pedido de impeachment pelo Conselho Deliberativo do Corinthians está marcada para esta segunda-feira, 26.
Confira a nota divulgada pela Camisa 12:
A Fiel Torcida Jovem Camisa 12, vem a público se posicionar diante dos últimos acontecimentos envolvendo o atual presidente Augusto Melo, acontecimentos que envergonha toda a FIEL TORCIDA.O indiciamento do atual mandatário do Corinthians pela Polícia Civil do Estado, sob acusações gravíssimas, escancara um cenário de desonra e desrespeito a história centenária do nosso clube e milhões de torcedores.Dentre as acusações temos:1. Indiciamento criminal:• Augusto Melo foi indiciado pela Polícia Civil por associação criminosa, furto qualificado e lavagem de dinheiro, no caso da antiga patrocinadora máster, VaideBet.
2. Esquema financeiro ilícito:• Valores pagos pelo Corinthians à empresa Rede Social Media Design LTDA, de Cassundé, foram repassados a uma empresa ‘laranja’, e vinculados ao crime organizado.• O contrato concedia 7% do valor total do acordo com a VaideBet à empresa intermediária, totalizando R$ 25,2 milhões.
3. Evidências materiais e movimentações suspeitas:• Transferência de R$ 580 mil para uma empresa fantasma.• Presença de Alex Cassundé no Parque São Jorge no mesmo dia das movimentações bancárias.Sendo assim entendemos que a permanência de Augusto Melo na presidência, diante de tudo o que foi exposto pela Polícia Civil e pelo próprio Conselho Deliberativo, é insustentável.Por respeito a toda a FIEL TORCIDA e a grande história do TIME DO POVO, exigimos a renúncia imediata de Augusto Melo do cargo de Presidente do Sport Club Corinthians Paulista.FIEL TORCIDA JOVEM CAMISA 12
Confira a nota divulgada pela Fiel Macabra:
Diante do conturbado cenário político que assola o Corinthians, entendemos que não há outra alternativa senão o imediato afastamento do presidente Augusto Melo. Tal medida é necessária para que ele possa se defender, na Justiça, das graves acusações envolvendo seu nome e o de seus diretores no escândalo da Vai de Bet.
Vivemos um momento de profunda preocupação com os desdobramentos dessa situação, e é essencial que os responsáveis por assumir o clube interinamente ajam com total respeito à história do Corinthians. Esperamos que esses representantes ajam com responsabilidade e comprometimento com a instituição, colocando os interesses do clube acima de quaisquer vínculos com “parceiros”.
O Corinthians é o time do Povo e seguiremos vigilantes, atentos aos acontecimentos e firmes na defesa dos valores que construíram a grandeza da nossa história.A Diretoria.
Confira a nota divulgada pela Estopim da Fiel:
A Estopim da Fiel vem, por meio deste comunicado, manifestar-se publicamente a respeito do indiciamento do presidente do Sport Club Corinthians Paulista, Augusto Melo, pela Polícia Civil.Relembramos que, em 23 de novembro de 2023 — dois dias antes das eleições do clube —, posicionamo-nos de forma clara e transparente em nossas redes sociais, afirmando que não apoiávamos nenhum dos candidatos ou chapas concorrentes. À época, entendíamos que nenhuma das opções apresentava condições adequadas para conduzir o Corinthians, já que todas estavam envolvidas em situações de crise ainda sem os devidos esclarecimentos.Naquela ocasião, deixamos claro que nossa neutralidade não significava omissão nem conivência. Pelo contrário: sempre buscamos mudanças estruturais e significativas para o Corinthians, independentemente de quem estivesse no poder.Diante dos recentes acontecimentos, entendemos que a permanência de Augusto Melo na presidência pode gerar impactos negativos para o clube, tanto dentro quanto fora de campo. Por isso, solicitamos seu afastamento imediato do cargo. Acreditamos que, para que ele possa exercer seu direito à ampla defesa com serenidade, o afastamento é o caminho mais sensato — tanto para o Corinthians, que é nosso bem maior, quanto para o próprio Augusto Melo.Com o objetivo de preservar a imagem do clube, garantir estabilidade à equipe nas competições em andamento e, acima de tudo, em respeito à Fiel Torcida, reafirmamos nosso posicionamento e solicitamos formalmente o afastamento de Augusto Melo da presidência do Sport Club Corinthians Paulista.Estopim da Fiel
Veja mais: