
Central do Timão
·18 de mayo de 2025
Técnico do Corinthians diz que avaliação por números é rasa e explica ajuste tático no jogo

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·18 de mayo de 2025
O Corinthians venceu o Santos por 1 a 0 na tarde deste domingo, 18, em partida válida pela nona rodada do Campeonato Brasileiro. Após o jogo, o técnico Dorival Júnior foi questionado na coletiva sobre o esquema tático adotado na partida.
“Vou até te pedir desculpas, mas é muito raso avaliar futebol apenas por números, e não digo isso como crítica, espero que você entenda. O 4-1-4-1 é um posicionamento ofensivo, em que a equipe começa a avançar mais, e ele pode se tornar um 4-3-3 ou até um 4-4-2, que foi o que fizemos. Com 15, 17 minutos de jogo, mudamos para um 4-4-2 e depois tivemos que fazer alterações de jogadores e funções dentro da própria partida. A realidade é que faltavam infiltrações.”
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
“No último terço, tínhamos o controle da partida, mas não tínhamos essas infiltrações porque vários jogadores estavam adiantados, passando a linha dos nossos meio-campistas, ou seja, à frente das duas linhas de marcação do Santos, e assim não conseguiríamos infiltrar de jeito nenhum.”
“Então, precisávamos corrigir isso, mas às vezes é difícil passar essas informações em campo. Para mim, avaliações do tipo ‘está jogando no 4-3-3’ ou ‘no 4-4-2’ são apenas um ponto de partida, porque quando a bola começa a rolar, perde-se esse contexto. O que precisávamos era de um preenchimento maior entre as linhas do Santos, o que não tivemos. Os jogadores buscavam as bolas, às vezes nos pés dos volantes, o que dificultou as infiltrações. Aí sim, eu poderia dizer que jogávamos num 4-5-3 — cinco no meio — e não num 4-1-4-1, entendeu? Porque deixamos de cumprir o que havíamos trabalhado.” Concluiu.
Agora, após a vitória sobre o Santos pelo Campeonato Brasileiro, o Corinthians vira a chave para a Copa do Brasil. Na próxima quarta-feira, 21, às 21h30 (horário de Brasília), o Timão enfrenta o Novorizontino, novamente na Neo Química Arena, pelo jogo de volta das oitavas de final do torneio mata-mata nacional. Um empate garante o clube do Parque São Jorge nas quartas de final da competição.
Veja mais: