Coluna do Fla
·8 de julio de 2025
Técnico da Série A desabafa por conta de freguesia contra o Flamengo: “É chato, incomoda”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·8 de julio de 2025
Dezesseis jogos, 16 derrotas. Esse é o retrospecto de Rogério Ceni como treinador contra o Flamengo. Atualmente no Bahia, o ex-goleiro acumula reveses no Brasileirão e na Copa do Brasil diante do Mais Querido. Em entrevista, o treinador do octacampeonato brasileiro do Mengão, em 2020, desabafou sobre a freguesia nos embates com o Rubro-Negro.
— Infelizmente eu me tornei treinador no momento que o Flamengo fez o seu melhor time desde a década de 1980 quando tinha Zico, Adílio, Andrade, Tita, Nunes…O Flamengo perde muitos poucos jogos, se você for analisar. Filipe Luís fez 50 jogos tinha três ou quatro derrotas, somente. Ou seja, o percentual, dos últimos 50 jogos, talvez 8% das equipes conseguiram uma vitória sobre o Flamengo. Então é difícil para todo mundo —, disse Rogério Ceni, em entrevista ao GE.
— Eu acho que nós precisamos crescer como time, e já tivemos oportunidade de vencer, tivemos muito próximos de vencer, fizemos jogos com o Flamengo ao longo do ano passado sendo superiores. Fizemos um jogo aqui na Fonte Nova que o Flamengo fez uma finalização no gol e ganhou de 1 a 0 da gente. E nós tivemos ótimas chances de gol —, acrescentou Ceni.
— O jogo é muito mental, você tem que tentar ter força mental para que a bola, quando tiver oportunidade, você faça. Contra o Flamengo, infelizmente, não aconteceu. É chato, incomoda, claro que incomoda. E esperamos que, apesar de o Flamengo ter um ótimo time para este ano de novo, investiu bastante em contratações, que a gente possa ter a oportunidade de vencer este ano —, concluiu o ex-goleiro.
Rogério Ceni tem 100% de derrotas contra o Flamengo, no período entre 2017 e 2025. O treinador encarou o Mengão defendendo São Paulo, Fortaleza, Cruzeiro e Bahia. Há revés de ‘todos os gostos’. Como mencionado pelo técnico, no ano passado, pela Copa do Brasil, os baianos foram superiores, mas o Mengão levou a melhor, por 1 a 0.
Por outro lado, há também goleada na trajetória. No Brasileirão 2021, o Flamengo fez 4 a 0 no São Paulo de Rogério Ceni, em pleno Morumbi. No total, nos 16 jogos contra o treinador, o Mengão fez 31 gols e sofreu apenas seis. Ou seja, saldo de 25 para o Rubro-Negro.
O treinador do Bahia terá mais uma chance contra o Flamengo em outubro, quando as equipes se reencontram no Brasileirão. Além disso, existe possibilidade de embate na Copa do Brasil, caso ambos sigam vivos na disputa do mata-mata nacional.