Gazeta Esportiva.com
·17 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·17 de enero de 2025
Na manhã desta sexta-feira, a seleção da Bélgica comunicou em seu site oficial que o ítalo-alemão Domenico Tedesco não é mais treinador da equipe nacional. O país decidiu demiti-lo após um ano e dez meses no cargo. Ele não se classificou para o mata-mata da Liga das Nações e caiu nas oitavas de final da Eurocopa 2024.
Através de nota oficial no X, a conta oficial da Seleção Belga postou um agradecimento pela dedicação. “A seleção nacional encerra seu capítulo com Domenico Tedesco. Obrigado, Domenico, por seu comprometimento e paixão nos últimos dois anos. Desejamos a você tudo de melhor para o futuro!”, publicou a conta dos Red Devils.
No comando da Seleção desde março de 2023, Tedesco começou bem, não perdendo nenhuma partida nas eliminatórias para a Euro e nos amistosos de preparação para o torneio, com 13 jogos, nove vitórias e quatro empates. Porém, após uma Eurocopa abaixo das expectativas, caindo nas oitavas de final, o técnico não conseguiu manter o desempenho, vencendo apenas duas partidas nas 11 restantes.
Apesar de um início com bons resultados na seleção, o clima na Bélgica nunca esteve em calma, com Domenico no comando. Após a não convocação de Courtois, goleiro do Real Madrid, para a Eurocopa 2024, o arqueiro publicou em suas redes que estaria se afastando da equipe nacional enquanto Tedesco fosse técnico. É provável que, com a saída do treinador, o goleiro se reintegre à Seleção Belga.
Com problemas nos vestiários e maus resultados, com a seleção quase sendo rebaixada para a segunda divisão da Liga das Nações, a direção da Seleção Belga decidiu por iniciar o ciclo da Copa do Mundo 2026 com outro técnico. Philippe Clement, Thierry Henry e Rudi Garcia são os favoritos para assumir o cargo. A Bélgica está no Grupo J das Eliminatórias da Copa, com Cazaquistão, Liechtenstein, Macedônia do Norte e País de Gales.