Leonino
·1 de mayo de 2025
Rui Borges toma decisão surpreendente sobre Hjulmand antes do Benfica - Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·1 de mayo de 2025
Num momento decisivo da época, Rui Borges decidiu não facilitar. Morten Hjulmand será utilizado pelo Sporting frente ao Gil Vicente, no próximo domingo, em Alvalade, apesar de estar perto de atingir o limite de cartões amarelos e de poder, por isso, ter um jogo de castigo. A ideia de poupá-lo para o dérbi com o Benfica, agendado para dia 10 de maio, foi ponderada, mas descartada. O treinador leonino está focado no presente e, por isso mesmo, não há margem para deslizes.
De acordo com o jornal A Bola, embora o jogo na Luz seja visto como a grande final da temporada, Rui Borges considera que tudo começa - ou pode terminar - frente ao Gil Vicente. Um triunfo nesse jogo garante ao Sporting a possibilidade de defrontar o Benfica com uma vantagem estratégica: a de poder jogar para dois resultados (empate ou vitória) e, ainda assim, manter o topo da tabela.
Com esse cenário em mente, Hjulmand será utilizado de início. A decisão, de acordo com a fonte em causa, envolveu uma conversa com o próprio jogador que, além de ser capitão, é uma das vozes mais influentes no balneário. O médio dinamarquês está ciente do risco que carrega.
A ajudar a este decisão está, também, o facto da condição física de Hidemasa Morita ainda estar longe do ideal. O internacional japonês regressou recentemente de lesão e, embora tenha já voltado aos relvados frente ao Boavista, está a ser reintegrado com cautela. Tal como Pedro Gonçalves, será gerido com restrição de minutos.
Neste contexto, a utilização do dinamarquês passa de uma escolha a uma necessidade. Rui Borges admite eventualmente retirá-lo durante a partida, mas apenas se o resultado o permitir. Caso o Sporting consiga uma vantagem confortável, Hjulmand poderá ser poupado para os desafios seguintes. Até lá, será pilar na estrutura do meio-campo. Deverá, tal como tem acontecido nos últimos jogos, fazer dupla no meio-campo com Zeno Debast.
En vivo