AVANTE MEU TRICOLOR
·25 de junio de 2025
Rogério Ceni estreava pelo São Paulo há 32 anos e foi reverenciado pela lenda Toninho Cerezo após defender pênaltis

In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·25 de junio de 2025
O experiente Toninho Cerezo agradeceu ao novato Ceni por título na Espanha (Foto: Divulgação/SPFC)
MARCIO MONTEIRO
@avantmtricolor
O grande ídolo do São Paulo Rogério Ceni fazia sua estreia pelo clube há exatos 32 anos, nesta quarta-feira (25). Foi no torneio amistoso Troféu Santiago de Compostela, na Espanha, que o goleiro atuou pela primeira vez como profissional do Tricolor.
No clube desde setembro de 1990, Ceni estreou no time principal no dia 25 de junho de 1993, em uma excursão à Espanha. Curiosamente, a primeira partida do arqueiro são-paulino marcou também o fim de outra grande fase.
Poucos dias antes, Raí despediu-se pela primeira vez do Tricolor, quando partiu rumo a Paris, após golear o Santos por 6 a 1. Quis o destino que o primeiro jogo do clube após o “até logo” do camisa 10 fosse justamente a estreia do camisa 01.
Na intertemporada de 1993, o São Paulo foi à Europa disputar mais um torneio internacional, o que era bem comum na época.O primeiro jogo foi contra o modesto Tenerife. Com Rogério, também estrearam o atacante Guilherme e o meio-campista Juninho. O primeiro marcou simplesmente os quatro gols tricolores na partida!
“Na época, o Zetti estava na Seleção Brasileira e surgiu a oportunidade de estrear. Quando viajei para a disputa do torneio, eu esperava ficar no banco, mas na preleção fui informado que iria para o jogo. Fiquei muito contente e ansioso, porque tinha apenas 20 anos de idade e iria defender o São Paulo pela primeira vez“, relembrou Rogério Ceni.
E começou da melhor maneira possível:um pênalti defendido logo na estreia diante do Tenerife e outro na partida que valeu o primeiro título profissional da carreira do ídolo. Prêmio ainda maior foi ser reverenciado, de joelhos, pelo vitorioso Toninho Cerezo, que atribuiu aquela conquista ao novato.
“Quando defendi o pênalti contra o Tenerife, ganhei mais confiança e daí em diante fui me firmando. Na final contra o River, consegui pegar mais um pênalti e fomos campeões. Estrear, pegar duas cobranças seguidas e ganhar um torneio internacional foi muito importante para mim”, disse Ceni.
Na decisão do Torneio de Santiago de Compostela, contra o argentino River Plate, realizado no dia 27, dois dias depois da estreia, o Tricolor venceu por 4 a 3 nos pênaltis, após 2 a 2 no tempo normal.
As defesas de pênalti de Rogério foram essenciais para a conquista. E foram as duas primeiras das 51 cobranças de pênaltis defendidas em toda a carreira do goleiro.
Após esses primeiros passos, Rogério Ceni ficou ainda por mais três anos no banco de reservas do Tricolor. Em 1997, enfim assumiu a titularidade da posição, com a saída de Zetti. No mesmo ano, marcou o primeiro gol da carreira.
Viriam ainda mais de mil jogos (1237), mais de uma centena de gols (131) e 12 títulos conquistados dentro de campo, além de vários recordes mundiais e uma única certeza: a de ter marcado o próprio nome na história do São Paulo Futebol Clube e do futebol mundial.