Futebol Latino
·5 de mayo de 2025
Raphinha revela que quase se tornou jogador de seleção italiana

In partnership with
Yahoo sportsFutebol Latino
·5 de mayo de 2025
Em entrevista dada para a jornalista Isabela Pagliari, o atacante Raphinha revelou que quase se tornou peça indisponível para a Seleção Brasileira, pois esteve muito perto de aceitar um convite da seleção italiana.
O avante do Barcelona que vive a melhor temporada de sua carreira (54 participações em gols ao longo de 52 jogos) conta que a situação ocorreu pouco antes da Euro 2020. Torneio esse que, por sinal, acabou vencido justamente pela seleção da Itália onde, na decisão, bateu a anfitriã, Inglaterra, nas penalidades.
Raphinha afirma que o desejo de defender o Brasil chegou a fazer com que ele hesitasse em atender ao chamado da seleção italiana. Mas, em determinado momento, ele decidiu por aceitar e ficou aguardando a documentação para sacramentar sua dupla nacionalidade. Entretanto, a burocracia não avançou a tempo dele disputar o torneio europeu com a camisa da Azzurra.
“Naquela época, pessoas da seleção italiana me ligavam. O Jorginho me ligava constantemente. A comissão técnica italiana tinha um projeto incrível para mim, algo que realmente me chamou a atenção. Eu estava perto de aceitar a convocação para a seleção italiana. Eu deveria ir para a Eurocopa, que eles venceram em 2020. Eu estava praticamente pronto para ir. Por sorte, meu passaporte não chegou”, detalha o atleta de 28 anos.
Nesse contexto, além da frustração documental, sua primeira partida pela Seleção Brasileira veio três meses após a final da Euro 2020. Pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2022, no Qatar, o Brasil venceu a Venezuela, por 3 a 1, no dia 7 de outubro de 2021. Com direito, aliás, as duas primeiras assistências de Raphinha em histórico de sete passes para gol e 11 tentos em 33 partidas com a Amarelinha.