Rafa Penido: “Arrascaeta – artista incomparável” | OneFootball

Rafa Penido: “Arrascaeta – artista incomparável” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·8 de abril de 2025

Rafa Penido: “Arrascaeta – artista incomparável”

Imagen del artículo:Rafa Penido: “Arrascaeta – artista incomparável”

Confira o artigo de Rafa Penido sobre Arrascaeta


A justiça imperou em Salvador. O talento venceu o Vitória quando Arrascaeta traduziu na bola a reflexão de que “a simplicidade é o último grau da sofisticação”, frase imortalizada por outro artista do Alto Renascimento, Leonardo Da Vinci.

Discordo de quem diz que Arrasca emulou Ronaldo ou Romário com o gol de biquinho.


OneFootball Videos


Jogadores lendários como os três citados, não atuam no mesmo tempo que nós, mortais. Gols assim perpassam todo um universo de sensações e história. Não pertencem ao passado e não deixarão de ser o que são, no futuro. Ele não copiou ninguém; ele foi Arrascaeta e pronto.

Chega um momento em que não importa mais se Leônidas da Silva inventou o gol de bicicleta ou não. Quando Giorgian guardou contra o Ceará, em 2019, AQUELE gol, ele não refez Leônidas; ele simplesmente fez algo que ressoa por toda eternidade rubro-negra, bem como as obras do Diamante Negro sempre estarão na aura que há no Manto Sagrado.

Difícil pra nós, do ano 2025, mensurarmos, mas penso que Leônidas e Arrascaeta sejam talentos de frascos raros, de uma mesma prateleira. Sendo um pouco, só um pouco, menos imaginativo, são figuras que escalaram toda a pirâmide rubro-negra e que sempre brilharão enquanto o C, o R e o F se entrelaçarem num monograma icônico.

Pra eles, os gênios, o tempo é um lugar por onde se pode viajar, viver e jogar. Para nós, jornalistas, um todo a se fatiar, encaixotar, tentar comparar.

Arrascaeta tem trinta anos e joga um futebol secular, onde até com pouco se faz muito.

Deixemos o uruguaio simplesmente ser. Não sufoquemos o artista. Não duvidemos do craque, nem comparemos. Nos resta aplaudir. E basta. Como basta!

Ver detalles de la publicación