Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense? | OneFootball

Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense? | OneFootball

Icon: Saudações Tricolores.com

Saudações Tricolores.com

·26 de febrero de 2023

Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense?

Imagen del artículo:Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense?

Mais de 80 anos antes de Germán Cano nascer, o Fluminense tinha um outro artilheiro argentino: Emile Etchegaray. No clube desde os primeiros anos, o meia foi um dos primeiros hermanos a vestir a camisa tricolor ainda nos tempos do amadorismo.

Com os dois marcados na vitória do Fluminense sobre a Portuguesa no último sábado (25), Cano igualou a marca de Etchegaray com 51 gols pelo Flu. Agora ambos ocupam a sexta posição na lista de maiores artilheiros estrangeiros da história clube. O camisa 14, aliás, está a cinco de outro compatriota, Dario Conca, que marcou 56 somando as passagens entre 2008 e 2011 e de 2014.


OneFootball Videos


Nascido na Argentina, mas erradicado no Brasil, Emile Pierre Narcise Etchegaray esteve na primeira do Flu pelo Campeonato Carioca de 1906. O meia, aliás, marcou dois na goleada por 7 a 1 sobre o extinto Paysandu no Campo da Rua Guanabara (onde mais tarde foi construído o Estádio das Laranjeiras). Enquanto Horácio Costa Santos (três vezes) e Edwin Cox (duas vezes) marcaram os outros gols.

Titular, disputou todos os jogos na campanha do único tetracampeonato entre 1906 e 1909. Etchegaray precisou de 76 partidas para marcar os 51 gols, curiosamente uma a menos que Germán Cano hoje no Fluminense. Destes, 39 foram anotados em Laranjeiras, fazendo do meia o 10° maior artilheiro do Flu no estádio ao lado de Zezé.

Antes de Cano e Arias, Fluminense tinha Etchegaray e Buchan

Além do número de gols outra coincidência une os dois goleadores. Em 2022, o argentino Germán Cano e o colombiano Jhon Arias se tornaram a dupla estrangeira que mais marcou em uma mesma temporada pelo Flu ao balançar as redes em 70 oportunidades.

Para isso, no caminho os dois superaram a marca do também argentino Emile Etchegaray e do inglês Victor Buchan — até então em segundo — com 38 gols marcados em 1908.

Imagen del artículo:Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense?

Buchan, sentado na cadeira, e Emile Etchegaray, em pé enquanto defendiam o Fluminense em 1908 (Foto: Reprodução/Jornal dos Sports)

Em primeiro lugar agora estava o argentino Luís Maria Rongo e o argentino/afegão Russo, que balançaram as redes 61 vezes no ano de 1941.

  • Cano (44) & Arias (16) – 70 gols em 2022
  • Rongo (32) & Russo (29) – 61 gols em 1941
  • Buchan (20) & Emile Etchegaray (18) – 38 gols em 1909
  • Ambrois (17) e Villalobos (11) – 28 gols em 1954
  • Welfare (22) e ?????French (6) – 28 gols em 1918

Irmão fundador e campeão no atletismo pelo Fluminense

Emile, todavia, não era o único Etchegaray nos primeiros anos do Fluminense. O seu irmão, Victor, inclusive assinou na assembleia de fundação do clube em 1902.

Zagueiro conhecido pela técnica refinada, Victor Etchegaray foi o primeiro a ser campeão pelo Fluminense, mas em outro esporte. O também argentino conquistou a prova de 100 jardas em um torneio de atletismo em homenagem a coroação do Rei Eduardo VII do Reino Unido, promovido Rio Cricket, um extinto clube da cidade de Niterói.

Imagen del artículo:Quem é Etchegaray, com quem Cano empatou na lista de maiores artilheiros estrangeiros do Fluminense?

Primeira fila de cima: Victor Etchegaray, Anderson Williams Waterman e Félix Frias. Fila do meio: Nestor Macedo, Conrado Mutzembecker e Armando de Almeida “Gallo”. Enquanto a última fila tem Waymar, João da Costa Santos, Hargreaves, Emile Etchegaray e Armínio Motta. O time campeão carioca de 1909 (Foto: Reprodução/Fluminense FC)

Assim como irmão Emile, Victor Etchegaray também participou de todas as partidas no tetracampeonato estadual. Ao todo foram 87 jogos e sete gols marcados com a camisa tricolor.

ST

Ver detalles de la publicación