Quaresma: “Não queria ir para o FC Porto, mas veio a confirmar-se que era a melhor escolha” | OneFootball

Quaresma: “Não queria ir para o FC Porto, mas veio a confirmar-se que era a melhor escolha” | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Portal dos Dragões

Portal dos Dragões

·8 de agosto de 2025

Quaresma: “Não queria ir para o FC Porto, mas veio a confirmar-se que era a melhor escolha”

Imagen del artículo:Quaresma: “Não queria ir para o FC Porto, mas veio a confirmar-se que era a melhor escolha”

Ricardo Quaresma, ex-jogador de clubes como Sporting, Barcelona e FC Porto, recordou o episódio em que quis regressar ao emblema leonino ao perceber que não teria o espaço que ambicionava nos blaugrana. Acabou por rumar aos dragões, “a melhor escolha que podia ter feito”, garantiu no podcast “Geração 80”, da SIC.

“Não me arrependo de nada do que faço, mas se fosse hoje em dia faria as coisas de maneira diferente. Era muito novo, cheguei ao Barcelona e ia fazer 19 anos. Entras num balneário onde estão Luis Enrique, Xavi, Puyol, Ronaldinho. Só tinha de esperar pela minha oportunidade, como o Iniesta fez. Soube esperar o momento dele e eu tinha de fazer o mesmo. Quando chegas a esse patamar tão cedo achas que já estás ao nível desses jogadores e eu não estava. Então acho que cometi um erro, fui eu que pedi para sair”, começou por dizer.


OneFootball Videos


“O Laporta não queria que eu saísse e voltasse para Portugal. Eu disse que queria jogar mais e ele disse: ‘ok, deixo-te sair emprestado, mas quero que continues em Espanha’. Estive para ir para o Valência, para o Atlético de Madrid. O Jorge Mendes já era meu empresário e falou-me nisso, mas eu meti na cabeça que queria voltar para casa e queria voltar ao Sporting. Na altura fiquei magoado com o Sporting, porque queria regressar a casa e o Sporting era a minha casa, era o único clube que conhecia. Cresci ali, mas o Sporting fechou-me a porta. Quiseram contratar outros jogadores e eu fiquei para trás… Acho que foi para a frente. Quando cheguei ao FC Porto tinham sido campeões”, continuou, antes de concluir sobre o tema:

“Sei que muitos sportinguistas ficam magoados, mas sinceramente vou para o FC Porto porque o Sporting é que me fecha a porta. A realidade é essa. Eu queria voltar ao Sporting, não me importava de baixar o salário e eles sabiam disso, mas fecharam-me a porta, tiveram as decisões deles. Se foi certo ou errado já não é comigo. Reuni-me com eles e na altura disse ao Jorge Mendes que era para o Sporting que queria voltar. Não queria ir para o FC Porto, sempre disse isso ao Jorge, mas a verdade é que depois veio a confirmar-se que era a melhor escolha que eu podia ter feito.”

Ver detalles de la publicación