Quais jogadores do Flamengo já jogaram no Atlético-MG? | OneFootball

Quais jogadores do Flamengo já jogaram no Atlético-MG? | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·5 de agosto de 2025

Quais jogadores do Flamengo já jogaram no Atlético-MG?

Imagen del artículo:Quais jogadores do Flamengo já jogaram no Atlético-MG?

Confira alguns atletas que passaram por Flamengo e Atlético-MG


Flamengo e Atlético-MG protagonizaram alguns jogos importantes desde os anos 80, como final de Brasileirão, mata-mata de Libertadores e decisão de Copa do Brasil, por exemplo. Na relação entre os clubes, há jogadores que tiveram a oportunidade de vestir as duas camisas. Do elenco do Mengão, por exemplo, Emerson Royal e Allan já usaram o preto e branco de Belo Horizonte. Confira, abaixo, detalhes das passagens de ambos e outros exemplos que já penduraram as chuteiras.

ALGUM JOGADOR DO ATUAL ELENCO DO FLAMENGO JOGOU NO ATLÉTICO-MG?

ALLAN

Allan fez história no Atlético-MG, sendo integrante do elenco campeão da Copa do Brasil e do Brasileirão em 2021. Com a camisa do time mineiro, entre 2020 e 2023, foram 170 jogos. O volante seguiu diretamente de Belo Horizonte para o Flamengo, em transferência que custou R$ 43 milhões. No entanto, até o momento, o jogador não se firmou no Mengão.


OneFootball Videos


EMERSON ROYAL

Contratado pelo Flamengo no meio do ano de 2025, Emerson Royal teve rápida passagem pelo Atlético-MG, em 2018, quando brilhou e seguiu para a Europa. Com a camisa dos mineiros, foram 23 jogos, um gol e uma assistência. De Belo Horizonte, o lateral seguiu para países como Espanha, Inglaterra e Itália.

HÁ JOGADOR QUE BRILHOU EM UM E NÃO TEVE SUCESSO NO OUTRO?

Grandes nomes tiveram a oportunidade de jogar no Flamengo e no Atlético-MG. O principal deles é Ronaldinho Gaúcho. O ‘Bruxo’ até ganhou um Carioca com o Manto Sagrado, mas teve mais história em Belo Horizonte. Por outro lado, Petkovic viveu o caminho inverso, com pouco sucesso em Minas Gerais, mas idolatria no Mais Querido. Relembre mais alguns atletas que passaram pelos dois times.

RONALDINHO

Chegou ao Flamengo em 2011 e conquistou o Carioca invicto. Saiu em 2012 e foi para o Atlético-MG, onde se tornou decisivo na campanha vitoriosa da Libertadores de 2013. Ronaldinho até tem o carinho de parte da torcida rubro-negra, mas é ídolo do clube mineiro.

PETKOVIC

Ídolo do Flamengo, campeão do Brasileirão 2009 e autor do inesquecível gol de falta contra o Vasco em 2001, Petkovic teve passagem breve pelo Atlético‑MG em 2008 sem grande destaque. Em resumo, o sérvio eternizou o nome no Mengão, mas não deixou saudades nos mineiros.

RENATO GAÚCHO

Apesar de ter ‘arranhado’ o carinho do torcedor do Flamengo pelo gol de barriga pelo Fluminense, na final do Carioca de 1995, Renato Gaúcho foi gigante no Rubro-Negro, sendo um dos destaques no título do Brasileirão de 1987 e da Copa do Brasil de 1990. Inclusive, em 87, Renato destruiu o Atlético na semifinal, calando o Mineirão. Já no adversário, a passagem foi rápida, em 1994.

DIEGO ALVES

Titular e um dos integrantes do inesquecível Flamengo de 2019, Diego Alves é cria do Atlético-MG. Curiosamente, o goleiro passou a se destacar com outro ex-Mengão: o arqueiro Bruno. Em Minas Gerais, Diego ganhou a Série B de 2006 e o Mineiro de 2007. Porém, no Rubro-Negro, o “Parapênaltis”, como era conhecido na Espanha, levou duas Libertadores, dois Brasileirões e muito mais.

REVER

Rever é ídolo do Atlético-MG, capitão do único título da Libertadores na história do clube, em 2013. No Flamengo, a passagem não foi tão vencedora, com apenas o Campeonato Carioca de 2017, mas o zagueiro ficou três anos no clube e também foi capitão.

DIEGO TARDELLI

Diego Tardelli passou pelo Flamengo em 2008 e marcou um golaço na campanha do título do Carioca daquele, contra o Botafogo. Porém, no Atlético, o ex-atacante é ídolo, sendo artilheiro do Brasileirão 2009 (empatado com Adriano Imperador) e levantando a Libertadores anos depois.

ALECSANDRO

Alecsandro, ou Alecgol, tem ‘equilíbrio’ em nível de importância nos dois clubes. Em 2013, como reserva, participou do título da Libertadores do Atlético-MG. Já em 2014, seguiu para o Flamengo e marcou 31 gols em 69 jogos. Em Belo Horizonte, foram 11 tentos em 50 partidas.

ELIAS

Elias viveu o caminho inverso. Apesar da rápida passagem em 2013, o volante foi o craque do time na campanha do título da Copa do Brasil 2013, marcando o inesquecível gol contra o Cruzeiro, nas oitavas de final, nos instantes derradeiros do duelo. Já no Atlético-MG, passagem discreta, entre 2017 e 2019.

MAIS ALGUM JOGADOR PASSOU PELOS DOIS CLUBES?

Vale menção também para os seguintes jogadores: Bruno (goleiro), Márcio Araújo, Júnior César, Toró, Roni, Marques, André Santos, Beto, entre outros. Já no século passado, jogaram por Atlético-MG e Flamengo: Bigode, Marcial, Sérgio Araújo e Éder Lopes.

Ver detalles de la publicación