Leonino
·21 de mayo de 2025
PSP abre investigação interna depois do escândalo nos festejos do Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·21 de mayo de 2025
Tem sido um dos assuntos do momento em Portugal. A ação da Polícia de Segurança Pública (PSP) nos festejos do bicampeonato do Sporting está a ser tremendamente criticada recentemente, numa altura em que estão a vir a público vários casos de violência extrema aplicada por agentes de autoridade a alguns adeptos verdes e brancos. Investigação interna vai começar.
As imagens das lesões estão a encher as redes sociais e são chocantes. O caso mais chocante foi o de Bernardo Topa, adepto do Sporting de 28 anos, que foi atingido com uma bala de borracha no olho, que acabou por o deixar cego e obrigar à remoção desse mesmo olho. Grande parte das situações terão acontecido nas imediações da rotunda do Saldanha.
Em comunicado, a PSP já anunciou que vai investigar os agentes envolvidos: "Quanto aos polícias intervenientes na reposição da ordem pública na Praça Duque de Saldanha, em Lisboa, foi determinada a instauração de processo de inquérito, na PSP, para apurar as circunstâncias em que tal intervenção ocorreu", explicaram.
Adicionaram, ainda, o seguinte: "Para além do apoio e auxílio prestados, foram também identificados os intervenientes feridos para respetiva e ulterior comunicação dos factos conhecidos ao Ministério Público, informação essa já efetuada", escreveu a PSP, em comunicado.
Apesar destes casos gravíssimos, a PSP mantém o tom positivo do primeiro comunicado que emitiu: "Decorreu de forma globalmente tranquila, positiva e serena, tendo-se registado no entanto algumas ocorrências pontuais". Definem, assim, os episódios de violência contra os adeptos do Sporting na noite do festejo do bicampeonato.