90min
·6 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sports90min
·6 de noviembre de 2024
Cria das categorias de base do Vasco da Gama, Evander tem objetivos que transcendem as fronteiras do futebol norte-americano. Aos 26 anos de idade, o meia segue vestindo a camisa do Portland Timbers, da MLS, mas não esconde seu desejo de se transferir para uma liga mais pesada e competitiva do futebol mundial – tendo, como objetivo, entrar no radar de Dorival Júnior na Seleção Brasileira.
Em entrevista concedida ao "Charla Podcast", o meio-campista abriu o jogo sobre sua relação com o Cruzmaltino, não descartando um possível retorno ao seu clube formador: "Não saí machucado do Vasco. O torcedor é muito sentimental, é apaixonado. Estava vendo Vasco x Atlético-MG, o Paulinho é cria do Vasco, mas pisou em São Januário e foi vaiado. A gente não sabe o dia de amanhã. Se as portas estiverem abertas para mim, estou à disposição. Meu primeiro objetivo é voltar para o Brasil ou para a Europa, mas voltar para ser visto. Quero estar na Seleção", afirmou.
Evander em ação pelo Vasco, em 2018 / DOUGLAS MAGNO/GettyImages
Durante a temporada 2024, o armador chegou a ser ventilado no futebol brasileiro, mas o Portland Timbers, clube com o qual tem contrato até 2026, "bateu o pé" e não aceitou negociá-lo. De acordo com Evander, além da proposta oficial do Flamengo – que chegou a oferecer US$ 7 milhões (R$ 34 milhões) pelo atleta –, o Palmeiras também abriu contato e sinalizou interesse em sua contratação. Nenhuma das conversas avançou por conta da postura taxativa dos norte-americanos.
"Teve interesse de alguns clubes do Brasil. Teve o interesse do Flamengo, teve do Palmeiras, de clubes europeus. Mas eles não queriam vender. Eu não vim por isso. Eu quero voltar para onde vou me destacar. Quero ir para a Seleção"
Com 34 participações para gols de sua equipe em 28 rodadas do campeonato local, Evander foi o grande destaque do Portland em 2024. O desempenho explosivo do brasileiro acabou lhe rendendo uma indicação entre os finalistas ao prêmio de melhor jogador da temporada.