
Central do Timão
·15 de julio de 2025
Principal torcida organizada do Corinthians cobra órgãos internos do clube por punição a ex-presidente

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·15 de julio de 2025
Na noite da última segunda-feira, 14 de julho, o Conselho de Orientação (CORI) do Corinthians realizou uma reunião no Parque São Jorge e, dentre vários assuntos discutidos, foi aprovado, por nove votos contra sete, a apuração dos gastos do ex-presidente, Andrés Sanchez, com o cartão corporativo do clube entre 2018 e 2020.
Os Gaviões da Fiel, principal torcida organizada do Corinthians, emitiram um posicionamento oficial na noite desta terça-feira, 15 de julho, cobrando os órgãos internos do clube por uma punição ao mandatário e ainda, na sequência, criticou os sete membros que votaram contra a recomendação do CORI, dentre eles Mário Gobbi e Duílio Monteiro Alves, ex-presidentes e aliados de Andrés Sanchez.
Foto: Rodrigo Coca/Agência Corinthians
“A decisão apertada escancara o jogo de interesses dentro do clube: os mesmos que, aos berros, exigiram punições a ex-presidentes, agora recuam, se escondem atrás de discursos vazios e votam conforme o lado que mais lhes convém. Queremos saber se os mesmos desembargadores que condenam o pobre que furta para sobreviver — mandando-o para a cadeia sem hesitar — terão a mesma firmeza diante de Andrés Sanchez ou se, para ele, o critério muda.”
A nota ainda ressalta que os Gaviões sempre adotou imparcialidade para defesa dos interesses do Corinthians e sua torcida: “O Gaviões da Fiel sempre foi imparcial na defesa do Corinthians e de sua torcida. Por isso, esperamos — e exigimos — que o Conselho Deliberativo cumpra o seu papel com a mesma coragem que demonstrou em outras situações, garantindo o pleno cumprimento do Estatuto. Que investigue, abra as contas e mostre à Fiel o que foi feito com o dinheiro do clube.”
Os gastos de Andrés Sanchez com o cartão corporativo do Corinthians vieram à tona nas últimas semanas nas redes sociais e causaram repercussão negativa entre a torcida corinthiana. Em entrevista na última semana, o ex-presidente reconheceu os gastos de cerca de R$ 10 mil e, no último sábado, reembolsou o valor com correção – R$ 15 mil – ao clube.
Andrés Sanchez foi presidente do Corinthians em duas ocasiões: entre 2007 a 2011 – primeiro mandato; e 2018 a 2020. Figura influente na política corinthiana, é conselheiro vitalício e membro do CORI, responsável por fiscalizar a diretoria em exercício.
Confira abaixo, na íntegra, a nota dos Gaviões da Fiel:
CORI RECOMENDA INVESTIGAÇÃO E GAVIÕES EXIGE QUE O CONSELHO CUMPRA SEU PAPEL
Por 9 votos a 7, o CORI — Conselho de Orientação do Corinthians — recomendou que os gastos com os cartões corporativos da presidência, durante a gestão de Andrés Sanchez, sejam investigados.
A decisão apertada escancara o jogo de interesses dentro do clube: os mesmos que, aos berros, exigiram punições a ex-presidentes, agora recuam, se escondem atrás de discursos vazios e votam conforme o lado que mais lhes convém. Queremos saber se os mesmos desembargadores que condenam o pobre que furta para sobreviver — mandando-o para a cadeia sem hesitar — terão a mesma firmeza diante de Andrés Sanchez ou se, para ele, o critério muda.
Esses são os 7 que votaram contra a investigação:
Ademir de Carvalho BeneditoAlexandre HusniCaetano BlandiniDuilio Monteiro AlvesGuilherme Gonçalves StrengerMário Gobbi FilhoMiguel Marques e Silva
O Gaviões da Fiel sempre foi imparcial na defesa do Corinthians e de sua torcida. Por isso, esperamos — e exigimos — que o Conselho Deliberativo cumpra o seu papel com a mesma coragem que demonstrou em outras situações, garantindo o pleno cumprimento do Estatuto. Que investigue, abra as contas e mostre à Fiel o que foi feito com o dinheiro do clube.
O Corinthians não suporta mais conchavos, omissões e negociatas de bastidor. Cada centavo que sai do caixa tem dono: o torcedor.
Chega de silêncio conveniente. Chega de dois pesos e duas medidas.
Gaviões da Fiel Torcida
Veja Mais: