Coluna do Fla
·25 de agosto de 2025
Presidente da CBF se pronuncia após críticas do Flamengo sobre mudança no calendário: “O favorecimento é…”

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·25 de agosto de 2025
A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) anunciou, no último sábado (23), mudanças no calendário do futebol nacional. As alterações, inclusive, não agradaram a diretoria do Flamengo, que se sentiu prejudicada em relação aos outros clubes. Presidente da instituição, Samir Xaud se pronunciou em meio às críticas do Mengão.
— O favorecimento é para o futebol brasileiro. Nós estamos aqui representando uma instituição, temos que tomar decisões importantes e nós vimos uma possibilidade de ajustar nossas datas e conseguirmos terminar o Brasileiro nesse ano. Recebi vários apoios de outros clubes, da imprensa, e o que nós queremos é melhorar e ajustar esse calendário brasileiro que não começou na minha gestão -, disse, antes de finalizar:
— Então, estamos trabalhando diariamente e batendo a cabeça, vocês estão cansados de saber que o calendário brasileiro é cheio, por cauda da Data FIFA, Conmebol, ano que vem tem Copa do Mundo e nós precisávamos tomar uma decisão e acreditamos que foi a mais correta. Então essa decisão não foi para beneficiar A ou B, mas o futebol brasileiro -, concluiu Samir Xaud.
A CBF antecipou a última rodada do Campeonato Brasileiro, que seria no dia 21 de dezembro, para 7 do mesmo mês. Assim sendo, as semifinais e finais da Copa do Brasil foram transferidas para 10, 14, 17 e 21 de dezembro. Ainda há a possibilidade de que a ida do ‘final four’ da competição seja disputada em 26 de novembro.
O Flamengo tem questionado a disponibilidade de dias de folga para trabalhar visando a sequência da temporada. Isso porque, o time rubro-negro teria cinco semanas livres por causa da eliminação precoce na Copa do Brasil, para o Atlético-MG. Porém, depois das mudanças, o Mais Querido passa a ter apenas uma disponível.
Além disso, parte da diretoria do Flamengo acredita que a medida da CBF tenha como objetivo favorecer o Cruzeiro. Vale ressaltar que a equipe mineira está brigando pelo título do Campeonato Brasileiro, junto de Palmeiras e do Mais Querido