
Central do Timão
·22 de noviembre de 2023
Preparador físico detalha trabalho realizado com elenco do Corinthians desde a chegada de Mano Menezes

In partnership with
Yahoo sportsCentral do Timão
·22 de noviembre de 2023
Antes da pausa para a Data FIFA, a última partida do Corinthians no Campeonato Brasileiro foi diante do Grêmio, em que o Alvinegro Paulista conseguiu uma vitória por 1 x 0 mesmo com um jogador a menos desde a primeira etapa e em um jogo que exigiu muito da parte física da equipe.
Diogo Linhares, preparador físico do Corinthians, falou sobre o desempenho físico da equipe naquele jogo e explicou a como é feito o trabalho de preparação desde a chegada de Mano Menezes no comando da equipe.
Foto: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
“Depende de cada jogo. Dentro do trabalho do professor, a gente sempre tem o hábito de contextualizar todos os jogos. Após o jogo a gente se reúne e contextualizamos esses números. Então tem jogos que sim, esse contra o Grêmio, com um jogador a menos. Sempre está alinhado com o contexto e a estratégia do jogo.”, disse o preparador físico em entrevista ao portal Meu Timão.
“O que me preocupo como preparador é que o atleta esteja apto para executar da melhor maneira, com efetividade, as ideias de jogo. Se ele consegue entregar, dentro da estratégia, o Corinthians vai estar mais próximo do rendimento e mais próximo do resultado”, continuou Diogo Linhares.
“Foi basicamente na mesma média do que vem fazendo. Quando você tem o desgaste mental e está atento, com um jogador a menos, cada um tem que se doar um pouco mais, não pode se descompactar em nenhum momento. Tudo isso influencia diretamente no desgaste físico. Tem que tentar contextualizar o jogo.”, prosseguiu.
“Entra muito sobre o desgaste emocional e mental, que influencia. Ali o time cumpriu à risca as estratégias traçadas pelo Mano, que foi muito feliz, como tem feito diariamente. A construção de um jogo é diária, no treinamento, com as informações passadas, executadas e repetidas. Foi (uma estratégia) muito bem construída e capitaneada pelo professor Mano”, completou o profissional.
O preparador também falou sobre as partidas em que o Corinthians abriu o placar e não conseguiu sustentar a vantagem até o fim do jogo. Diogo não atribuiu a queda no rendimento apenas à questão física.
“Eu não consigo ter essa visão de que foi somente por isso (parte física). Sustentamos contra Cuiabá, Athletico, e não quer dizer que foi por isso, senão vai ter sempre isso de ‘um time corre mais, o outro menos’. Fica muito fragmentado ter esse olhar. Temos que tentar sempre contextualizar ao máximo o jogo, as estratégias e nuances do jogo.”, comentou o preparador físico.
“Cada jogo tem a sua história, nunca um é igual ao próximo. Tentamos aqui, minuciosamente, nos reunirmos, contextualizar os números, entender como foi o jogo e, com isso, construir diariamente nossa semana para o próximo. E assim vai se dando a temporada do Corinthians”, finalizou Diogo Linhares.
Diogo Linhares e toda a comissão técnica de Mano Menezes elenco seguem preparando o elenco corinthiano para receber o Bahia, na próxima sexta-feira, pela 35ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Timão ocupa a 11ª colocação, com 44 pontos, seis a mais que o primeiro time na zona de rebaixamento, que é o próprio Bahia.
Veja mais:
Augusto Melo x André Negão. Quer apostar no futuro do Corinthians? Faça sua previsão agora na FourBet e esteja por dentro das chances de quem será o próximo presidente! Clique AQUI para se cadastrar (proibido para menores de 18 anos).
Há oito anos, reservas do Corinthians humilhavam São Paulo na festa do título do Brasileirão de 2015