Por que o mascote do Flamengo é um Urubu? Entenda como começou a história | OneFootball

Por que o mascote do Flamengo é um Urubu? Entenda como começou a história | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Coluna do Fla

Coluna do Fla

·7 de agosto de 2025

Por que o mascote do Flamengo é um Urubu? Entenda como começou a história

Imagen del artículo:Por que o mascote do Flamengo é um Urubu? Entenda como começou a história

Urubu virou o mascote do Flamengo a partir da temporada de 1969


Muitos torcedores do Flamengo tem a curiosidade de saber o motivo de o mascote do Mais Querido ser um urubu. Portanto, o Coluna do Fla traz todos os detalhes para o rubro-negro ficar por dentro da história do Clube da Gávea.

O urubu virou mascote do Flamengo em que ano?

Tudo começou na temporada de 1969. Na ocasião, grande parte dos torcedores do Flamengo eram pessoas de baixa renda, negras e da periferia. Por este motivo, os rivais utilizavam este aspecto social para proferir insultos à torcida do Mais Querido.


OneFootball Videos


Um dos insultos mais utilizados pelos rivais do Flamengo era o de urubu. Os torcedores rubro-negros, é claro, não gostavam dos palavreados. Porém, tudo mudou a partir do dia 1º de junho de 1969, às vésperas de um clássico contra o Botafogo, no qual o Mais Querido venceu por 2 a 1.

Como tudo aconteceu?

Isso porque, segundo o site oficial do Flamengo, quatro pessoas (Luiz, Romilson, Victor e Erick), que estavam cansadas dos insultos racistas, levaram um urubu para o Maracanã. Os quatro amigos pegaram o pássaro de um lixão e o enrolaram em um lençol para entrarem no ‘Templo Sagrado’ com o que vinha a ser o novo mascote do clube.

Os quatro amigos conseguiram passar pela segurança do Maracanã com o urubu após enrolarem o pássaro em uma bandeira do Flamengo. Sendo assim, poucos minutos antes de a bola rolar, os rubro-negros soltaram a ave, que pousou no gramado do ‘Templo Sagrado’.

A torcida do Flamengo, na época, começou a cantar: “É urubu, é urubu!”. Portanto, a partir daquele momento, os rubro-negros olharam para o pássaro de outra forma e o aceitaram como o novo mascote do Mais Querido.

— Uma vez que o animal portando uma bandeira do Flamengo estava em campo, a torcida rubro-negra se viu em êxtase! E se iniciou a festa, vibrando e gritando: ‘’É ururbu, é urubu!’’. Não deu outra, o Flamengo venceu aquele jogo por 2 a 1. A partir daí, o jogo virou e o urubu sagrou-se como novo mascote -, descreve o Flamengo, no site oficial.

Como foi a evolução do mascote desde 1969?

A partir da temporada 2000, o urubu ganhou um desenho e ficou conhecido como Samuca. No entanto, os torcedores do Flamengo não compraram a ideia e continuaram chamando pelo nome do pássaro. Já em 2008, o Rubro-Negro estreou uma fila de mascotes que começou a representar a equipe no Maracanã, o Uruba e Urubinha.

Quais são os nomes dos mascotes do Flamengo atualmente?

No momento, o torcedor do Flamengo chama os dois urubus de Urubão e Binho. Os mascotes oficiais vão a todos os jogos do Mais Querido, até em eventos promovidos pelo Rubro-Negro.

O Binho é uma versão feita para os torcedores infantis do Flamengo, para ter mais apego ao mascote do Clube da Gávea. Já o Urubão foi criado para demonstrar a raça do time, tendo um visual intimidador.

Ver detalles de la publicación