Coluna do Fla
·30 de julio de 2025
Polícia Federal investiga presidente da CBF em operação sobre crime eleitoral

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·30 de julio de 2025
A Polícia Federal (PF) tem o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Samir Xaud, como um dos alvos de uma investigação sobre crime eleitoral em Roraima. A PF, inclusive, cumpriu um mandado de busca na sede da CBF nesta quarta-feira (30).
De acordo com informações da Rede Globo, a Polícia Federal cumpriu dez mandados de busca e apreensão em Roraima e no Rio de Janeiro. Além disso, a PF bloqueou R$ 10 milhões nas contas dos investigados. O principal alvo da operação é a deputada federal Helena Lima, no qual tem o presidente da CBF como suplente.
É importante destacar que a operação da Polícia Federal começou em 2024, durante as eleições municipais. Na época, a PF prendeu o marido da deputada Helena Lima, que estava com R$ 500 mil em dinheiro na cueca. Assim, a governante virou suspeita de compra de votos.
Em nota enviada à Rede Globo, a CBF se posicionou quanto aos mandados de busca no Rio de Janeiro. Além disso, a entidade destacou o tempo que levou a operação de busca e apreensão na sede, localizada na Barra da Tijuca.
“A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) informa que recebeu agentes da Polícia Federal em sua sede entre 6h24 e 6h52 desta quarta-feira, num desdobramento de investigação determinada pela Justiça Eleitoral de Roraima.
É importante ressaltar que a operação não tem qualquer relação com a CBF ou futebol brasileiro e que o presidente da entidade, Samir Xaud, não é o centro das apurações.
A CBF esclarece que, até o momento, não recebeu nenhuma informação oficial sobre o objeto da investigação. Nenhum equipamento ou material foi levado pelos agentes. O Presidente Samir Xaud permanece tranquilo e à disposição das autoridades para quaisquer esclarecimentos que se façam necessários”.