Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1 | OneFootball

Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1 | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Central do Timão

Central do Timão

·18 de agosto de 2024

Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1

Imagen del artículo:Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1
  1. Por Daniel Keppler / Redação da Central do Timão

A derrota do Corinthians Feminino para o Cruzeiro por 7 x 2, em jogo disputado na manhã deste sábado, 17, pelo Campeonato Brasileiro, foi a maior sofrida pela equipe desde que a modalidade foi reativada no Parque São Jorge. No entanto, o Timão já manteve outros projetos no futebol feminino antes de 2016, e em um deles sofreu duas goleadas ainda maiores do que as diante da equipe mineira.

Até poucos anos atrás, era comum o futebol feminino ser mantido através de projetos semiprofissionais, muitas vezes bancados em parceria com outras instituições, principalmente prefeituras e universidades. E foi exatamente esse o caso em 2005, quando o Corinthians firmou parceria com a Liga Atlética Acadêmica da universidade Mackenzie para ser representado no Campeonato Paulista da modalidade.


OneFootball Videos


Imagen del artículo:Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1

Foto: Reprodução

O torneio estadual teve sua primeira edição em 1984, e após duas interrupções (1988/1996 e 2002/2003) voltou a ser realizado em 2004, mas não pela Federação Paulista de Futebol, e sim pela então Secretaria de Esportes e Turismo do Governo do Estado de São Paulo. Em 2005, o torneio contou com 16 equipes, entre elas o Mackenzie/Corinthians. No entanto, as coisas não correram bem para a parceria.

Com um desempenho abaixo da média dos demais, o time não conseguiu fazer frente às equipes do Botucatu/Pão de Açúcar e do São Bernardo/Palmeiras, que lideraram o Grupo B. O time acabou por pontuar apenas diante do Nova Granada, vencendo um jogo e empatando outro, ficando em terceiro lugar na classificação com quatro pontos em seis partidas disputadas.

Coube também à equipe ser vítima de duas das três maiores goleadas daquela edição do Campeonato Paulista. Em 14 de agosto, o time foi goleado pelo Botucatu por 11 x 1, fora de casa. Seis dias depois, a parceria acabou superada pelo São Bernardo/Palmeiras por 9 x 0, também longe de casa. Até hoje, essas são as duas maiores goleadas sofridas pelo Corinthians no futebol feminino desde o surgimento da modalidade no clube.

Após o fracasso na fase de grupos, o Mackenzie/Corinthians precisou disputar um mata-mata para evitar o rebaixamento da equipe à Série A-2 do Paulista. E o time teve sucesso na tarefa, vencendo o Ituano por 3 x 2 no placar agregado do confronto. No entanto, na temporada seguinte a universidade seguiu sozinha para a disputa do estadual, sendo representada exclusivamente por sua Liga Atlética Acadêmica.

Infelizmente, poucas informações extras foram preservadas dessa época do futebol feminino do Corinthians e do Brasil como um todo. No entanto, tal parceria é conhecida hoje em dia pois os jogos da equipe diante do São Bernardo/Palmeiras são referenciados como parte do retrospecto global do Derby feminino, iniciado em 1997 com vitória alvinegra por 1 x 0 pelo Campeonato Paulista.

O Corinthians teve outro projeto no futebol feminino em parceria, com mais sucesso. Entre 2008 e 2009, o clube manteve uma equipe em conjunto com a Atlética UNIP e a prefeitura de São Caetano, colhendo bons resultados no Campeonato Paulista e conquistando o título dos Jogos Regionais de 2009, disputados em Santo André, após vitória sobre o Santos nos pênaltis.

Confira abaixo a campanha completa da equipe Mackenzie/Corinthians no Campeonato Paulista Feminino de 2005:

22 de maio de 2005: Nova Granada 2 x 2 Mackenzie/Corinthians4 de junho de 2005: Mackenzie/Corinthians 0 x 4 São Bernardo/Palmeiras18 de junho de 2005: Mackenzie/Corinthians 1 x 4 Botucatu14 de agosto de 2005: Botucatu 11 x 1 Mackenzie/Corinthians20 de agosto de 2005: São Bernardo/Palmeiras 9 x 0 Mackenzie/Corinthians27 de agosto de 2005: Mackenzie/Corinthians 2 x 1 Nova Granada3 de setembro de 2005: Ituano 2 x 1 Mackenzie/Corinthians11 de setembro de 2005: Mackenzie/Corinthians 2 x 0 Ituano

Veja Mais:

Clique AQUI para acessar a KTO, faça seu cadastro e ganhe 20% de bônus no primeiro depósito! Use o cupom da Central do TimãoCDT1910.

Além do promocode, qualquer usuário da KTO tem direito à primeira aposta sem risco, de até R$ 200. Exemplo: mesmo que a primeira aposta do usuário seja perdida, o valor dela, em até R$ 200, retorna como bônus para a conta.

Imagen del artículo:Parceria com atlética e luta contra queda: como era o Corinthians Feminino que chegou a perder de 11 x 1
Ver detalles de la publicación