Jogada10
·10 de mayo de 2025
Oscilante, Filipe Luís busca manter escrita sobre Ceni em Flamengo x Bahia

In partnership with
Yahoo sportsJogada10
·10 de mayo de 2025
Em momento instável e sob pressão, o Flamengo procura manter a escrita sobre o Bahia, neste sábado (10), às 21h, no Maracanã, pela oitava rodada do Brasileirão. O técnico Filipe Luís vive seu pior momento do clube desde que assumiu o Fla no ano passado. Para tentar amenizar a pressão e superar a desconfiança, o treinador tem a missão de manter a escrita sobre o técnico Rogério Ceni, que nunca venceu o Rubro-Negro em sua carreira.
O Flamengo é um verdadeiro calvário para Rogério Ceni. Como treinador, ele enfrentou o Rubro-Negro em 15 oportunidades, somando 15 derrotas, com apenas seis gols marcados e 30 sofridos. No comando do Bahia, o retrospecto se mantém: cinco jogos e cinco derrotas.
“Estamos falando de um time forte, de qualidade, com bom elenco. São coincidências da vida. Um dia vamos conseguir nos fortalecer e vencer esse confronto”, respondeu Ceni sobre o tabu negativo.
A equipe carioca busca superar o Tricolor de Aço após empate frustrante com o Central Córdoba, pela Libertadores. Além disso, o Fla busca voltar a vencer no Brasileirão após derrota para o Cruzeiro, no Mineirão. A expectativa para o jogo cresceu por causa da perda da liderança no Brasileirão e o terceiro lugar no Grupo C na Libertadores.
Além disso, o cenário é ainda mais desafiador quando o palco é o Rio de Janeiro. O Bahia não vence o Flamengo no Maracanã há 14 anos. O último triunfo aconteceu em 2011, quando Titi, Dodô e Souza marcaram os gols do triunfo por 3 a 1. Desde então, são 23 confrontos sem vitória no estádio.
O último triunfo do Bahia contra o Flamengo aconteceu em agosto de 2019, na estreia de Felipe Luis, hoje técnico, como jogador pelo Rubro-Negro. Desde então, são nove confrontos seguidos pelo Brasileirão com vitórias do time carioca, que marcou 28 gols e sofreu 10. Nesse período, o Esquadrão ainda foi goleado duas vezes, ambas em casa.
Como atleta profissional, Filipe Luís foi campeão com Rogério Ceni pelo Flamengo. Em 2024, os dois duelaram pela primeira vez à beira do gramado. Na ocasião, o ex-lateral levou a melhor, mas reconheceu a importância do amigo em sua carreira.
“Me ensinou muito. Fomos campeões juntos, foi fundamental na minha vida. Parte das coisas que passei foi que aprendi com ele”, relatou o técnico do Flamengo.
Rogério Ceni teve um desempenho positivo sob o comando do Flamengo. Ele, afinal, foi campeão do Brasileirão e da Supercopa do Brasil. Ele trabalhou no Ninho do Urubu entre 2020 e 2021. O comandante dirigiu o clube em 45 partidas, com 23 vitórias, 11 empates e 11 derrotas.