90min
·23 de abril de 2025
Opinião: Flamengo falha na pontaria e decepciona na Libertadores após três rodadas

In partnership with
Yahoo sports90min
·23 de abril de 2025
Com o empate sem gols contra a LDU fora de casa, o Flamengo encerrou o primeiro turno da fase de grupos da Conmebol Libertadores somando quatro de nove pontos possíveis nas três primeiras rodadas. Ou seja, um desempenho abaixo do esperado por muitos torcedores quando foram feitas as projeções após o sorteio dos grupos no início de março.
Flamengo teve maior liberdade para trabalhar a posse de bola / Franklin Jacome/GettyImages
Atuando em um ambiente desfavorável com altitude de quase 3 mil metros, a equipe de Filipe Luís conseguiu passar pelo jogo sem sentir os efeitos adversos, pois somente Ayrton Lucas deixou o campo com uma aparente falta de ar. O time manteve as características marcantes do trabalho desta comissão técnica e controlou as ações durante o primeiro tempo, neutralizando as poucas tentativas de ações ofensivas do adversário para impor seu estilo ofensivo.
As entradas de Danilo na zaga, Evertton Araújo no meio e Juninho no ataque mostram como o Flamengo se preparou para suportar a pressão adversária, mas a LDU surpreendeu e não entrou em campo com o seu tradicional 4-3-3 utilizado na maior parte da temporada. Os equatorianos também não subiram as linhas e permitiram que o Rubro-Negro tivesse controle da posse desde o meio-campo, sendo esta uma boa estratégia montada por Pablo Sánchez.
Os espaços reduzidos criaram mais uma vez uma situação incômoda que está deixando a equipe rubro-negra sem espaços para criar desde o meio-campo devido à dificuldade em articular jogadas contra times que encaixam taticamente suas linhas defensivas apostando em contra-ataques. O Flamengo ocupou bem a área rival, mas a principal chance do primeiro tempo veio somente nos minutos finais, com Arrascaeta chutando fraco na saída do goleiro, repetindo um cenário observado no empate contra o Vasco pelo Brasileirão.
Rubro-Negro não conseguiu transformar volume ofensivo em gols / RODRIGO BUENDIA/GettyImages
Diferentemente da etapa inicial, a LDU iniciou o segundo tempo arriscando mais e subiu as linhas de marcação para tentar se impor diante da torcida, fazendo o técnico Filipe Luís optar pela entrada de Pedrinho no lugar de Juninho. O centroavante artilheiro quase causou impacto imediato com um ótimo passa para Wesley na área, mas a jogada não terminou em conclusão devido à falha de pontaria nos jogos mais recentes.
Na sequência, Everton Cebolinha foi acionado e acabou desperdiçando uma grande chance em chute de fora da área, mas a melhor oportunidade de gol acabou sendo de Luiz Araújo, que fez uma ótima jogada individual e bateu por cima do gol no momento da conclusão.
O cansaço físico começou a incomodar o Flamengo na reta final da partida e a LDU conseguiu encaixar contra-ataques de perigo com muitos cruzamentos na área. Além disso, a pressão em linha alta também passou a dar resultados para os equatorianos, com a equipe de Filipe Luís errando muitos passes e torcendo para o fim da partida.
Fonte: Sofascore
Filipe Luís enfrentará pressão nas rodadas decisivas da fase de grupos / Franklin Jacome/GettyImages
Apesar de possuir o melhor elenco dentre todos os que disputam a Conmebol Libertadores, o Flamengo precisará ajustar sua pontaria para transformar as chances criadas em gols e evitar riscos de eliminação em um Grupo C que demonstrou ser competitivo. Provavelmente, o Central Córdoba vencerá o Deportivo Táchira e chegará a 7 pontos, com a LDU ocupando a segunda colocação com 5, deixando os rubro-negros em terceiro lugar com 4.
Diante deste cenário, o Flamengo precisará definir sua classificação no duelo contra a LDU no Maracanã e diante do Central Córdoba na Argentina, além de tentar construir uma vantagem no saldo de gols com uma goleada sobre o Deportivo Táchira no Maracanã.
Quer receber notícias, informações e muito mais sobre o Flamengo? Clique aqui e entre no nosso canal do WhatsApp!
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo
En vivo