Última Divisão
·10 de abril de 2024
OK, mas de onde veio essa história de Greg Pontepretano?

In partnership with
Yahoo sportsÚltima Divisão
·10 de abril de 2024
Talvez você não conheça Vincent Martella pelo nome. O ator é conhecido por dublar a personagem Phineas Flynn no desenho animado Phineas & Ferb e por interpretar o carismático Greg Wuliger no seriado Everybody Hates Chris – ou Todo Mundo Odeia o Chris entre o público brasileiro.
E é preciso falar sobre a relação entre Vincent Martella e o público brasileiro.
Em 2016, o ator Tyler James Williams, intérprete do odiado Chris que dá nome à série, revelou um certo incômodo com a quantidade de comentários de fãs brasileiros em suas contas nas redes sociais. Em geral, repetindo frases que se tornaram conhecidas no seriado – e indicando a popularidade da produção no Brasil.
Mas se Tyler se incomodou, Vincent soube surfar a onda. No fim de março de 2024, o ator publicou no Instagram uma foto vestindo uma camiseta com uma frase em português: “Eu sou famoso no Brasil”.
A publicação, é claro, fez um sucesso estrondoso e engajou os fãs brasileiros. Primeiro, o público iniciou uma campanha para que Vincent Martella superasse no Instagram o número de seguidores de Tyler James Williams. E conseguiu: em cerca de dez dias, Vincent saltou de 200 mil para mais de 5 milhões de followers, enquanto Tyler cresceu de 2,3 milhões para 2,4 milhões.
Leia também:
Com tanto engajamento, Vincent Martella topou vir ao Brasil para receber o carinho da galera. O encontro está marcado para os dias 26, 27 e 28 de julho, no Imagineland, em um evento de cultura pop que acontece em João Pessoa. Deve voltar também em dezembro para a CCXP, em São Paulo.
Entre muita gente que se manifestou a respeito da vinda de Vincent Martella ao Brasil, uma pode ter causado surpresa: a da Ponte Preta. O clube de Campinas lançou nas redes sociais a campanha #vesteomantogreg, para que o ator pose com a camisa da equipe.
E até a conta oficial do Brasileirão endossou o movimento – que Martella já soube que existe.
A campanha tem origem no meme do Greg Pontepretano. Mas você sabe a origem do meme?
Para isso, é preciso voltar mais de uma década ao passado. Mais exatamente aos tempos do Orkut.
Ali por 2011, a torcida do Corinthians abraçou uma ideia que não era nova, mas que ganhava força: a dos anticorintianos (ou simplesmente os “antis”), que dedicavam mais tempo torcendo contra a equipe do que para os próprios times do coração.
E quem melhor para representar o que era ser odiado do que o Chris?
Surgiu uma montagem que se tornou célebre: a família de Chris vestindo camisas de futebol. Chris vestindo uma camisa do Corinthians como o odiado. Os pais e os irmãos vestindo as camisas dos principais clubes do futebol paulista na época, como Palmeiras (Julius, o pai), São Paulo (Rochelle, a mãe), Santos (Drew, o irmão) e Portuguesa (Tonya, a irmã).
(Imagem: Reprodução)
Com Greg na foto, o que fazer com ele? Juventus? São Caetano? A solução: vestir a camisa da Ponte Preta no amigo de escola de Chris.
A aleatoriedade da imagem da personagem viralizou – mais até do que a própria montagem com o elenco completo. Ganhou vida própria nas redes e criou uma nova história para ator e personagem junto aos fãs brasileiros.