90min
·28 de junio de 2024
In partnership with
Yahoo sports90min
·28 de junio de 2024
Uma das relações mais vitoriosas e intensas que o futebol brasileiro testemunhou neste século parece estar chegando ao fim. Após cinco anos de trajetórias compartilhadas e de notória simbiose, Flamengo e Gabriel Barbosa já "não falam a mesma língua" e, ao que tudo indica, partirão caminhos em 2024, ano em que o contrato do atacante se encerra na Gávea.
A seguir, o 90min monta uma linha do tempo com os episódios mais recentes e importantes envolvendo a "novela Gabigol" – neste momento, a renovação contratual com o Mais Querido está mais distante e é considerada improvável, visto que os termos propostos pelo clube em uma nova oferta de renovação foram considerados insuficientes pelo atacante e seu estafe.
Landim falou sobre a situação de Gabriel Barbosa / Wagner Meier/GettyImages
Em entrevista concedida ao jornalista João Guilherme, o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, afirmou que uma proposta de renovação foi apresentada ao camisa 99. O mandatário, no entanto, deu a entender que os termos ofertados pelo Mais Querido não iam de encontro às expectativas iniciais do atacante.
"É uma conversa que temos com ele há um bom tempo e que envolve duas coisas: o valor do contrato e o prazo. Já procuramos e fizemos uma oferta a Gabriel. Talvez esta oferta não atenda aos interesses dele e, se não atender, o caminho natural será que, quando chegar ao fim do ano e ele tiver o passe livre, poderá escolher para onde vai. Se ele tiver uma oferta melhor, poderá aceitar"- Landim, em entrevista
Gabi tem contrato somente até dezembro de 2024 / Wagner Meier/GettyImages
Horas depois da entrevista de Rodolfo Landim se tornar de conhecimento público, Júnior Pedroso, empresário de Gabigol, participou ao vivo do programa "Seleção SporTV", onde detalhou toda a linha do tempo das negociações. De acordo com o agente, as partes haviam chegado a um acordo na reta final do ano passado para renovação por cinco temporadas com reajuste salarial, mas as minutas do contrato não foram trocadas e o clube passou a "cozinhar" as conversas.
"Em meados de outubro de 2023, a gente sela o acordo. Marcos e Bruno nos ligam e nos parabenizam pela extensão por mais cinco anos de contrato. A única condição seria esperar porque o Flamengo estava construindo a renovação de outros dois brilhantes jogadores, que são Everton Ribeiro e Bruno Henrique. A gente entendeu (...) Aí começaram a sair matérias em alguns veículos dizendo que o Flamengo enfrentava dificuldade dentro da sua diretoria para aprovar essa renovação. Passamos a apertar o Flamengo pedindo respostas. Em algum momento, eles pararam de responder, e a gente entendeu o que estava acontecendo", revelou.
O empresário ainda revelou que a nova oferta rubro-negra foi de renovação por apenas uma temporada, termo prontamente recusado pelo atleta. Tanto Gabi, quanto seu estafe, entenderam a oferta como um "atestado" de que o clube não tem intenção de mantê-lo.
"Discutimos o tema e resolvemos daqui para frente começar a trabalhar de fato a saída dele do Flamengo. Está muito claro que o Flamengo não tem interesse esportivo na renovação dele."- Júnior Pedroso, empresário de Gabi
"O Gabriel está muito incomodado com o que está saindo, porque acaba interferindo na relação dele com o torcedor. Isso eu acho que nunca vai acabar, o ciclo dele foi muito vitorioso no Flamengo. Infelizmente a gente gostaria que o desfecho fosse diferente, mas a gente tem que entender que do lado do clube há uma gestão por trás. Espero podermos falar em breve do próximo clube do Gabriel. Se o Flamengo entende por bem que pode se aproveitar desse momento em que pode exigir alguma troca ou algum valor financeiro para liberar o Gabriel de forma antecipada, isso claramente poderia ser efetuado. Caso contrário, ele vai sair em dezembro", afirmou.
Palmeiras, de Abel Ferreira, pode ser o destino de Gabi / Buda Mendes/GettyImages
Quem acompanha "de camarote" os desdobramentos da situação envolvendo Gabi e Flamengo é o Palmeiras, interessado de longa data no centroavante. Procurada pela reportagem do ge.globo, Leila Pereira, presidente do Verdão, foi evasiva ao ser perguntada sobre o jogador: "O Palmeiras sempre está atento ao mercado, porém nunca falamos em nomes por uma questão de estratégia", limitou-se a dizer. Gabi tem contrato com o Fla até dezembro de 2024, podendo assinar um pré-contrato com qualquer outra equipe, seja do futebol brasileiro ou estrangeiro, a partir do dia 1º de julho.