AVANTE MEU TRICOLOR
·13 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsAVANTE MEU TRICOLOR
·13 de noviembre de 2024
Gandulas agora devem posicionar as bolas sobre cones para agilizar os jogos (Foto: Divulgação)
MARCIO MONTEIRO
Na definição dos grupos do próximo Campeonato Paulista, na noite desta terça-feira (12), a Federação Paulista de Futebol (FPF) divulgou também uma novidade na próxima edição do Estadual.
Os clubes aprovaram a adoção do novo sistema multiball em todos as partidas do Paulistão, cujo objetivo é agilizar a reposição das bolas em jogo. Elas serão posicionadas em torno do gramado em suportes especiais, minimizando a interrupção da partida quando a bola sai.
“A participação dos clubes constrói a competição junto e a preocupação desse Conselho Técnico Preliminar era para aumentarmos a qualidade do espetáculo, aumentar o tempo de bola rolando. Foi legal que participaram alguns goleiros, capitães de alguns clubes”.
“Foi muito boa essa construção e a gente apresentou uma sugestão dos clubes, o multiball, que é utilizado na Inglaterra, na Bundesliga e também na Serie A do futebol italiano, que são aquelas bolas que ficam no suporte do lado do campo”.
Bolas agora ficarão posicionadas em cima de cones ao redor de todo o gramado
“O jogador pega para você ter mais agilidade na reposição e você aumenta a intensidade do jogo. A gente até conversou com jogadores que estão na Premier League, no futebol alemão, para ouvir os depoimentos, e todos deram depoimentos muito favoráveis. Então, estamos felizes com essa mudança do campeonato Paulista para 2015”, explicou o vice-presidente da FPF, Mauro Silva.
O sistema já é utilizado em alguns países da Europa há algumas temporadas. Na Inglaterra, 15 bolas ficam posicionadas sobre cones ao redor do campo e são usadas para reposição em cobranças de lateral e tiro de meta.
Os gandulas são orientados a posicionar as bolas em cima dos cones e não estão mais autorizados a devolvê-las diretamente aos jogadores, evitando qualquer tipo de favorecimento.
Dentro outros temas debatidos entre clubes e federação, foi pauta também se a definição no mata-mata seguiria por disputa de pênaltis ou por melhor campanha em caso de empate no tempo normal (quartas e semis com jogo único) ou de igualdade no placar agregado na final.
Os clubes decidiram por manter o formato dos últimos anos, com disputa de pênaltis para definir os classificados no Paulistão.
En vivo