Revista Colorada
·7 de enero de 2025
In partnership with
Yahoo sportsRevista Colorada
·7 de enero de 2025
A CBF anunciou uma mudança importante no regulamento da Copa do Brasil para a edição de 2025, que afeta diretamente as equipes participantes. A partir deste ano, os times visitantes não terão mais a vantagem do empate na primeira fase. Em caso de igualdade no placar, o confronto será decidido nos pênaltis.
Essa alteração impacta as duas primeiras fases, que continuam sendo disputadas em jogo único, com 80 clubes na disputa. Na primeira fase, os times são divididos em dois blocos: o Bloco I, com os 40 melhores colocados no ranking nacional de clubes, e o Bloco II, com os 40 seguintes, sendo que o mando de campo é dos clubes do Bloco II.
Até 2024, as equipes do Bloco I, como o Internacional, tinham a vantagem do empate fora de casa, o que não será mais permitido. Com a nova regra, caso o Inter, por exemplo, jogue fora de casa e termine a partida empatado, o duelo será decidido nos pênaltis, o que promete aumentar a tensão e imprevisibilidade nas primeiras fases da competição.
A mudança visa equilibrar a disputa entre as equipes, tornando as fases iniciais mais emocionantes e sem a vantagem que os clubes do Bloco I tinham anteriormente.
A partir da terceira fase, a Copa do Brasil terá duelos de ida e volta, e o Internacional, junto a outras equipes como Palmeiras, Flamengo e São Paulo, será uma das 12 equipes que já entram diretamente na disputa. O Inter, por ser classificado para a CONMEBOL Libertadores e por seu desempenho no Brasileirão, se junta aos principais times do país na busca pelo título da competição.