Coluna do Fla
·27 de mayo de 2025
O Flamengo já foi campeão Mundial?

In partnership with
Yahoo sportsColuna do Fla
·27 de mayo de 2025
“E no Rio não tem outro igual, só o Flamengo é campeão mundial”. Até os dias de hoje, o torcedor do Flamengo canta com orgulho que chegou ao topo do planeta. Isso aconteceu no dia 13 de dezembro de 1981, quando Zico e companhia “botaram os ingleses na roda” com a vitória por 3 a 0 sobre o Liverpool (ING), no Japão.
O time do técnico Paulo Cesar Carpegiani entrou em campo com Raul, Leandro, Marinho, Mozer e Junior; Andrade, Adílio e Zico; Lico, Tita e Nunes. O duelo acontece no Estádio Nacional de Tóquio, com arbitragem do mexicano Rúbio Vazques.
De acordo com relatos de jogadores do Flamengo, os atletas do Liverpool olhavam com desprezo para os rubro-negros. Afinal, Zico, Junior e companheiros chegaram ao estádio com clima leve, sorrisos e tocando pagode. Portanto, os ingleses estranharam a cena e não escondiam um ‘ar de superioridade’ antes da partida começar.
Porém, foi só a bola rolar para o show do Flamengo começar. Logo com 13 minutos, Zico deu lindo passe por cima da zaga do Liverpool e Nunes, cara a cara com o goleiro, mandou para o fundo das redes. Essa dupla voltaria a brilhar na sequência do jogo.
Aos 34 minutos, Zico bateu falta com força, a bola quicou no gramado e o goleiro Bruce Grobbelaar espalmou. No rebote, Adílio chegou para empurrar para as redes e ampliar o placar. Com 41’ da etapa inicial, novamente o eterno camisa 10 da Gávea enfiou a bola em profundidade, e o ‘Artilheiro das Decisões’ mandou para o fundo das redes na saída do goleiro: 3 a 0.
Na etapa final, o Flamengo só administrou o resultado. O Liverpool, ‘nocauteado’, não teve forças para reagir. Assim sendo, o Mais Querido fez o ‘relógio correr’ e garantiu o título mundial, sendo o segundo brasileiro a conquistar o feito, após o bi do Santos de Pelé, em 1962 e 1963.
Até 2004, o título do Mundial de Clubes era disputado em jogo único, entre o campeão da Libertadores contra o vencedor da Champions League europeia. Por isso, o Flamengo de 81 se qualificou para o torneio, após vencer o Cobreloa (CHI) na decisão continental, com o placar de 2 a 0 no terceiro e último confronto da decisão.
Já o Liverpool conquistou o campeonato continental, que na época era chamado de Taça dos Clubes Campeões Europeus, ao ganhar do Real Madrid (ESP) por 1 a 0 na final, disputada no Estádio Parque dos Príncipes, em Paris, na França. Foi o terceiro título continental do clube na história.
O Flamengo teve a chance de disputa o Mundial de Clubes em mais duas oportunidades. Já em novo formato, com campeões de outros continentes, o Rubro-Negro tentou o bicampeonato em 2019 e 2022 (disputado em 2023, por conta da pandemia). Com o time de Jorge Jesus, o Mengão venceu a semifinal sobre o Al Hilal (SAU) por 3 a 1, mas perdeu a decisão para o Liverpool, por 1 a 0, na prorrogação.
Já em 2023, o Flamengo não passou da semifinal e perdeu para o Al Hilal, por 3 a 2. Assim sendo, o Rubro-Negro disputou o bronze e bateu o Al Ahly (EGI), por 4 a 2. O Real Madrid, de Vini Jr, viria a ser o campeão, ao derrotar os sauditas na decisão por 5 a 3, com dois gols do cria do Mengão.
Agora, o Flamengo terá mais uma chance de levantar a taça. Em junho e julho, acontece o novo Mundial de Clubes, com 32 equipes. A FIFA tem chamado o torneio de Copa do Mundo de Clubes, já que tem o mesmo molde da tradicional copa de seleções.
No futebol de base, o Flamengo tem um título mundial. Em 2024, o Rubro-Negro ganhou a Libertadores Sub-20 sobre o Boca Juniors (ARG) e encarou o Olympiacos (GRE), no Maracanã. De virada, o Mais Querido, dirigido por Filipe Luís, levou a melhor, por 2 a 1. O bi pode vir em 2025, já que novamente o Mengão levou o troféu continental, dessa vez sobre o Palmeiras, e pega o Barcelona (ESP) em agosto, novamente no Rio de Janeiro.
Já no basquete, o Orgulho da Nação é bicampeão mundial. Em 2014, o time liderado por Marcelinho Machado bateu o campeão europeu Maccabi Electra (ISR), por 90 a 77, no Maracanãzinho. Já em 2021, Olivinha e companhia foram ao Egito e ganharam do Hereda San Pablo Burgos (ESP), por 75 a 62.