Fala Galo
·14 de febrero de 2024
‘Nesse dia de Galo’, o Atlético cumpria tabela contra a Portuguesa e comemorava o título de Campeonato Brasileiro de 1937

In partnership with
Yahoo sportsFala Galo
·14 de febrero de 2024
Por: Angel Baldo
Há 87 anos, o Atlético derrotava a Portuguesa por 3 a 2 em São Paulo e comemorava o título de Campeão do Torneio dos Campeões, o primeiro Campeonato Brasileiro de futebol. Na campanha vitoriosa, além da Portuguesa, o Galo Rio Branco e Fluminense, considerado um dos times mais fortes do Brasil na época.
A competição contou o Atlético, campeão Mineiro de 1936, o Fluminense, campeão Carioca de 1936, o Aliança, campeão Fluminense de 1936, a Liga da Marinha, convidada da FBF, a Portuguesa, campeã Paulista de 1936 e o Rio Branco, campeão Capixaba de 1936.
Na primeira fase, o Aliança derrotou a Liga da Marinha por 2 a 0 e encarou o Rio Branco na segunda fase. O clube capixaba venceu por 2 a 0 na prorrogação e avançou para o quadrangular final, que já tinha Atlético, Fluminense e Portuguesa.
Início desastroso
O Atlético começou a competição da pior maneira possível, sofrendo uma goleada impiedosa do Fluminense por 6 a 0. A partida aconteceu no Estádio das Laranjeiras e os gols foram anotados por Russo (2), Romeu e Hércules (3).
Reabilitação até o título
Após estrear com derrota, o Atlético foi até o Estádio Governador Bley, em Vitória-ES e empatou com o Rio Branco em 1 a 1, com gol de Alfredo Bernardino. Na sequência, o Alvinegro recebeu a Portuguesa no Estádio Presidente Antônio Carlos e aplicou um impiedoso 5 a 0, com quatro gols de Paulista e um contra de Duílio.
Dois dias depois, em um 31 de janeiro, o Atlético recebeu o fortíssimo Fluminense. Um dos clubes mais temidos daquela época. Os comandados do técnico Floriano Peixoto acabaram vencendo por 4 a 1, com gols de Nicola (2), Alfredo Bernardino e Paulista. O gol dos cariocas foi marcado por Vicentino.
O Atlético faria mais um jogo em Belo Horizonte e desta vez contra o Rio Branco-ES. Novamente os comandados de Floriano Peixoto não tomaram conhecido do adversário e golearam por 5 a 1, com gols de Guará, Paulista (2), Nicola e Bazzoni. Lacínio descontou para os capixabas. A vitória acabou dando o título de forma antecipada ao Atlético, que naquela altura chegada aos 7 pontos e não poderia mais ser alcançado pelo Fluminense, que tinha 6.
O jogo final aconteceu em um ‘dia de Galo’ como hoje, 14 de fevereiro. Com dois gols de Guará e um de Paulista, o Atlético encerrava a participação vistoria no primeiro campeonato nacional de futebol profissional.
Na época, os principais jornais destacavam o Atlético como Campeão Nacional como foi o O Globo:
“O Atlético Mineiro é, desde ontem à noite, o Campeão dos Campeões. Notável e digno é, sem dúvida, o feito do prestigioso clube das alterosas. Competindo com equipes valorosas, todas campeãs estaduais, e onde se destacava como franco favorito o Fluminense, campeão carioca. O Atlético, produzindo destacadas performances, conseguiu sagra-se campeão mesmo antes de ter cessado a sua campanha na competição”.
Elenco campeão
Goleiros: Kafunga e Clóvis
Zagueiros: Florindo e Kim
Lateral-direito: Zezé Procópio
Laterais-esquerdo: Alcindo, Bala e Elair
Meio-campistas: Lola e Alfredo Bernardino
Atacantes: Paulista, Guará, Nicola, Resende e Bazzoni
Reconhecimento pela CBF
Desde o pedido oficial do Atlético até o reconhecimento por parte da CBF, passaram-se cerca de 21 meses e um dos dirigentes importantes no processo foi José Murilo Procópio, então vice-presidente do Clube.
O reconhecimento foi oficializado em 25 de agosto de 2023 e no documento confeccionado pela CBF assinado pelo presidente Ednado Rodrigues e outros integrantes, ficou entendido que o “Torneio dos Campeões disputado em 1937 foi extremamente relevante à época”.