Na prévia de Uruguai x Brasil, Marcelo Bielsa faz sentida reflexão | OneFootball

Na prévia de Uruguai x Brasil, Marcelo Bielsa faz sentida reflexão | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Futebol Latino

Futebol Latino

·6 de julio de 2024

Na prévia de Uruguai x Brasil, Marcelo Bielsa faz sentida reflexão

Imagen del artículo:Na prévia de Uruguai x Brasil, Marcelo Bielsa faz sentida reflexão

Apesar da grandeza de um confronto Uruguai x Brasil em qualquer contexto, o duelo deste sábado (6), pelas quartas de final da Copa América, chegou a ficar em segundo plano. Pelo menos, durante a entrevista coletiva do treinador da Celeste, Marcelo Bielsa.

Isso porque o jornalista Leandro Quesada, da revista Placar, iniciou sua pergunta falando sobre a admiração do futebol brasileiro para com o trabalho do treinador argentino. Com direito a relembrar, inclusive, seus tempos de atleta, quando defendia o Newell’s Old Boys, e enfrentou, em uma final de Libertadores, o São Paulo de Telê Santana.


OneFootball Videos


Com isso, Bielsa aproveitou a deixa e iniciou uma sentida reflexão de caráter técnico e econômico sobre o futebol sul-americano. Para ele, é motivo de lamentação o fato dos atletas saírem cada vez mais cedo do continente rumo à Europa, citando nominalmente o atacante Endrick como exemplo.

”Pobre futebol sul-americano’

“Você recorda a formação do São Paulo? Com um treinador monumental e uma formação de todos jogadores de Seleção Brasileira, todos jogando no futebol local. Vejam o que passou com o pobre futebol sul-americano. Lá jogava Raí, Antonio Carlos, Ronaldo, Cafú, Pintado, Muller, todos jogadores ‘europeus’. Mas, antes de irem à Europa, jogaram duas finais de Copa Libertadores. O que aconteceu com o futebol? Com o futebol, que é propriedade popular essencialmente… Por que? Os pobres têm muita pouca capacidade de acesso à felicidade porque não dispoem de dinheiro para comprar felicidade. O futebol, como é gratuito, é de origem popular”, disse o técnico do Uruguai, completando:

“Esse futebol, que era uma das poucas coisas que os mais pobres mantinham, já não tem mais, porque aos 17 anos Endricks vão, o winger de Palmeiras (Estevão)… Que lástima que eu tenha que dizer hoje algo que só vai me trazer críticas.”

Ver detalles de la publicación