Leonino
·31 de marzo de 2025
Mudanças de Rui Borges já rendem uma fortuna ao Sporting

In partnership with
Yahoo sportsLeonino
·31 de marzo de 2025
Rui Borges chegou ao Sporting em dezembro de 2024, e foi obrigado a algumas mudanças na equipa do Sporting, muitas delas forçadas. O maior exemplo é Zeno Debast, jogador que é defesa central de origem, mas que tem sido adaptado pelo treinador verde e branco ao meio campo dos leões.
O jovem central belga chegou aos leões no verão de 2024, proveniente do Anderlecht, a troco de qualquer coisa como 15,5 milhões de euros. Entrou logo no onze com Ruben Amorim, manteve o seu lugar no plantel com a chegada de João Pereira, mas disparou para outros patamares com a entrada de Rui Borges e a adaptação ao meio campo.
De facto, este novo destaque de Zeno Debast na equipa do Sporting está a dar frutos a olhos vistos. Na última atualização do portal especializado no mercado do futebol, o Transfermarkt, o jogador aparece valorizado em seis milhões de euros (dos 18 para os 24), quando comparado com a última avaliação existente - uma prova de que os desempenhos não têm passado ao lado de ninguém. Relembrar que o jogador também se tornou titular na sua seleção.
O belga, que tem atuado a médio dos últimos meses, tem vindo a crescer e a desenvolver algumas características por estar nessa zona específica no terreno: tem ganho confiança, o que o faz ser mais vocal e assumir um papel de maior liderança dentro do campo. Rui Borges, treinador do Sporting, é o primeiro a reconhecer estas capacidades a Zeno Debast.
"Falei com o Zeno quando cheguei, porque tem perfil, personalidade fantástica para um miúdo de 20 anos. Facilmente será um líder no futuro, será um bom capitão. Tem características adaptáveis, sabe que a equipa precisa disso, ajuda, ouve — a personalidade dele é fantástica—,adapta-se, não se queixa por não jogar na posição dele, está sempre disponível, feliz no dia a dia", tinha dito o treinador dos leões em conferência de imprensa do jogo com o Estoril, no início de março.