Zerozero
·9 de noviembre de 2024
In partnership with
Yahoo sportsZerozero
·9 de noviembre de 2024
José Garrido, antigo defesa central campeão nacional pelo Benfica em 1989, faleceu este sábado aos 64 anos. Nos últimos anos, Garrido foi treinador de várias equipas na Arábia Saudita e apenas interrompeu o percurso em 2023, devido a um problema oncológico.
Formado no Monção, Garrido fez um percurso de ascensão dentro do futebol português nos anos 80. Vestiu a camisola do Gil Vicente de 1982 a 1986 e mudou-se para o Desportivo de Chaves de 86 a 88.
Em Chaves fez parte da equipa que conseguiu um quinto lugar na época 86/87, a melhor classificação de sempre dos flavienses. Jogou ao lado de Radi, Jorge Plácido e Kiki, antes de chamar a atenção do Benfica.
No verão de 1988 mudou-se para a Luz. Central elegante e eficaz, Garrido encontrou concorrência de peso na luta por um lugar (Mozer, Ricardo Gomes e Samuel), mas ainda fez 17 jogos e marcou três golos sob orientação de Toni.
Já com o estatuto de campeão nacional, transferiu-se para o Boavista em 1989 e no Bessa viveu os melhores momentos da carreira. Foram 86 jogos e três golos de xadrez ao peito, com a conquista de uma Supertaça Cândido de Oliveira pelo meio.
Nos últimos anos de futebolista jogou no Famalicão e no Desportivo das Aves.
José Garrido iniciou o percurso de treinador em 1996, ainda nas Aves, e passou por vários emblemas nacionais (Tirsense, Lousada, Penafiel, Freamunde, Vizela), até decidir apostar numa carreira no estrangeiro.
De 2005 a 2023 trabalhou na Malásia, no Koweit, no Barém, em Omã, no Catar, no Gabão e na Arábia Saudita, voltando apenas em 2010/11 a Portugal para orientar o Penafiel na II Liga.
O último clube em que trabalhou foi o Al-Qaisoma, no segundo escalão saudita e na época 22/23.
À família enlutada, o zerozero envia as mais sentidas condolências.