Morreu João Oliveira Pinto, campeão do mundo de sub20 em 1991 | OneFootball

Morreu João Oliveira Pinto, campeão do mundo de sub20 em 1991 | OneFootball

Icon: Zerozero

Zerozero

·8 de febrero de 2024

Morreu João Oliveira Pinto, campeão do mundo de sub20 em 1991

Imagen del artículo:Morreu João Oliveira Pinto, campeão do mundo de sub20 em 1991

O futebol português está de luto. João Oliveira Pinto, um dos jogadores da seleção de Portugal no inesquecível Mundial de sub20 de 1991, morreu esta quinta-feira, com 52 anos. A notícia foi avançada pelo site oficial da FPF.

O antigo médio lutava desde junho de 2023 contra uma leucemia, conforme adiantou na altura o zerozero, e acabou por não resistir à doença. Uma notícia muito triste e que leva demasiado cedo um dos integrantes da famosa Geração de Ouro, comandada por Carlos Queiroz e Nelo Vingada.


OneFootball Videos


João Oliveira Pinto somou 61 internacionalizações e 12 golos pelas seleções jovens e até aos sub21. Formado no Sporting, foi um médio de grande qualidade técnica e um dos melhores nomes da sua geração. Sem surpresa, esteve entre os 18 eleitos no Mundial realizado em Portugal, em 1991, e participou em três dos seis jogos: suplente utilizado contra a Rep. Irlanda, 90 minutos contra a Coreia do Sul e mais 11 minutos nas meias-finais diante da Austrália.

Fernando Gomes, presidente da FPF, deu conta da «tristeza» sentida ao ter conhecimento desta notícia.

«O desaparecimento do João Oliveira Pinto é uma notícia que enche de tristeza todo a família do futebol nacional. Não apenas pelo muito que nos deu em campo mas, sobretudo, por tudo aquilo que nos continuava a dar como dirigente do Sindicato de Jogadores, delegado da Assembleia-Geral da FPF e amigo de muitos de nós», referiu o dirigente.

«Depois de uma luta contra a doença tão breve quanto injusta e de desfecho infeliz, deixa-nos um legado de grande amor ao futebol e de dedicação ao próximo. O jogador que nos ajudou a levantar o bicampeonato em Lisboa, em 1991, junto da sua geração de ouro, era igualmente uma pessoa que a todos distribuía simpatia, gentileza e um sorriso aberto e amigo.»

João Oliveira Pinto jogou nove temporadas consecutivas na 1ª divisão nacional, entre 1992 e 2001, mas sem nunca atingir o nível a que parecia destinado. Produto especial da formação do Sporting, vestiu as camisolas de Vitória de Guimarães, Estoril, Gil Vicente, SC Braga, Farense e Marítimo no escalão maior.  Aos 30 anos, caiu na II Liga (Académica) e entrou numa fase descendente - Imortal, Amora, Sesimbra e Alfarim, até 2010.

À família de João Oliveira Pinto e a todos os seus amigos e antigos colegas de equipa, o zerozero envia as mais sentidas condolências.

Ver detalles de la publicación