Deus me Dibre
·6 de febrero de 2023
Liga Forte Futebol fecha acordo com investidores; presidente do Atlético fala sobre

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·6 de febrero de 2023
FOTO: REPRODUÇÃO / LFF
O grupo de clubes que compõem a Liga Forte Futebol do Brasil (LFF) assinou na manhã desta segunda-feira (6) um acordo de investimento com duas empresas que se interessaram em gerir a liga dos clubes brasileiros formados por equipes da Série A, B e C do Campeonato Brasileiro. A informação do acordo saiu inicialmente no site “MKT Esportivo”.
Segundo o release liberado pela LFF, o acordo foi feito entre os clubes e a empresa brasileira Life Capital Partners junto da norte-americana Serengeti Asset Management. A assessoria da LFF vinha sendo feita pelas empresas XP Investimentos, o escritório Monteiro de Castro Setoguti Advogados, pela Álvarez & Marsal e pela LiveMode, empresa de mídia e marketing esportivo brasileiro.
Ainda de acordo com o informado, agora a decisão será feita individualmente pelos clubes e seus órgãos deliberativos. Os valores ficaram em R$4,85 bilhões para uma liga com 40 clubes, ou R$2,3 bilhões para o caso de adesão apenas dos clubes que hoje fazem parte da LFF.
Presidente do Atlético, Sérgio Coelho falou sobre o acordo:
“O Atlético Mineiro sempre trabalhou pela construção da Liga Unificada e, amanhã, começaremos uma nova fase em busca desse objetivo maior, sem abrir mão do que já conquistamos” Sérgio Coelho, presidente do Atlético
Entretanto, a fala mais icônica após o acordo, foi do presidente do Internacional, Alessandro Barcellos, um dos líderes responsáveis pela criação da LFF:
“As grandes Ligas do futebol mundial mostraram que, ao terem uma divisão equilibrada e meritocrática dos recursos, a competitividade do campeonato cresce, gerando um produto mais atraente. Com um produto mais atraente, as receitas advindas dos grupos de mídia e tecnologia, nacionais e internacionais, se expandem fortemente. Com maiores receitas, teremos mais craques no Brasil e entraremos em um círculo virtuoso para o futebol brasileiro, com o objetivo de termos uma Liga entre as três maiores ligas do mundo.” Alessandro Barcellos, presidente do Internacional
A ideia de uma liga unificada e gerida pelos clubes é estabelecida através de uma premissa de divisão equilibrada nas receitas, mobilidade, fair play financeiro e uma gestão de governança que se assemelha a das grandes ligas europeias.
Atualmente, os seguintes clubes fazem parte da LFF:
ABCAtlhético-PRAtlético-MGAmérica-MGAtlético-GOAvaíBrusqueChapecoenseCoritibaCearáCriciúmaCRBCSACuiabáFigueirenseFluminenseFortalezaGoiásInternacionalJuventudeLondrinaNáuticoOperárioSportVila NovaTombense