Deus me Dibre
·8 de agosto de 2025
Leonardo Jardim valoriza postura da equipe em classificação: “Foi uma grande resposta”

In partnership with
Yahoo sportsDeus me Dibre
·8 de agosto de 2025
O Cruzeiro está classificado para as quartas de final da Copa do Brasil. Na noite desta quinta-feira (7), a equipe comandada por Leonardo Jardim venceu o CRB por 2 a 0 no estádio Rei Pelé, em Maceió, e garantiu sua vaga entre os oito melhores da competição nacional. Após a partida, o técnico celeste destacou a atuação da equipe e comemorou o desempenho coletivo, além de projetar os próximos passos da temporada.
“Acho que foi uma grande resposta da equipe. As dificuldades, já tinha dito que em casa tínhamos tido atitude, mas não tinha qualidade pra fazer os gols. Mas aqui voltamos a ter atitude e a capacidade de fazer os gols. O resultado é justificado, dois gols de diferença. Poderia ter ficado 3 a 1, 4 a 1, o Matheus teve uma na trave, o Kaio teve uma mal finalizada. Acho a diferença dos gols acentua aquilo que se passou dentro do campo. E o Cruzeiro continua seu trabalho.”
A vitória fora de casa também manteve uma grande sequência de invencibilidade do Cruzeiro como visitante na temporada – agora a Raposa soma 8 jogos em sequência sem perder fora dos seus mandos. Leonardo Jardim destacou o comprometimento do elenco e o respeito à camisa estrelada.
“Nós não nos abdicamos dos nossos princípios e um dos é esse: respeitar a camisa do Cruzeiro. Tentar dar o nosso máximo coletivamente, individualmente, o Cruzeiro merece isso. É um escudo que merece respeito. Vamos fazer jogos com mais qualidade, menos qualidade, mas tem que ser a ideia sempre, ter uma atitude forte, empenho coletivo, aliar isso a alguns bons jogos que temos realizados. Pra fazer os gols que fizemos e deixar de sofrer, temos o recorde de 6 jogos fora de casa do Brasileirão sem sofrer gols. É um trabalho coletivo, de organização, que os jogadores tem realizado e tem sido competentes pra esse objetivo.”
Apesar da classificação na Copa do Brasil, o foco do Cruzeiro segue dividido com o Campeonato Brasileiro, onde o clube busca uma vaga na próxima edição da Libertadores. Jardim foi direto ao abordar as metas traçadas pelo clube.
“Quando nós pensamos na Libertadores, pensamos via Brasileirão. A Copa é sempre um objetivo, o Cruzeiro é que tem mais Copas do Brasil, nós temos que pensar o que é mais importante: agora, o jogo do Santos. O resto é secundário neste momento. Recuperar os jogadores deste jogo intenso, dessa viagem longa e apresentar o nosso futebol. É o mais importante pra mim e pros jogadores. Temos que pensar que o próximo jogo é uma final.”
O técnico também comentou os desafios impostos pelo calendário do futebol brasileiro e as longas distâncias nas viagens.
“Uma das coisas que existe aqui são as grandes distâncias. E eleva o acumulado da fadiga, física e psicológica. Eu quando vim pro Brasil, sabia disso, e é por isso que eu não quero treinar aqui muitos anos (risos) pra não ter esse desgaste. Mas também apaixonado pelo outro lado, uma festa muito bonita, um estádio com fogos de artifício, raramente num outro país nós vemos uma festa com essa dimensão. Pra mim, tem sido gratificante viver o Mineirão cheio mas essas situações. Pra quem gosta de futebol, é gratificante.”
O próximo compromisso do Cruzeiro será diante do Santos, no Mineirão, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O duelo marca o último jogo da equipe antes de uma pausa de uma semana no calendário, e Jardim espera mais uma atuação sólida diante da torcida.
“Com certeza o próximo jogo é o mais importante. Mais uma vez nossa torcida se diz presente. Comprou os ingressos. Mais uma vez os nossos jogadores ganharam o respeito da torcida. E a resposta dos torcedores é essa. Vamos tentar fazer o máximo pra conquistar os 3 pontos e dar a alegria que eles merecem.”
Por fim, o treinador elogiou dois dos nomes mais experientes do elenco: o goleiro Cássio e o zagueiro Lucas Villalba. Ambos foram titulares na partida contra o CRB.
“O Cássio vocês sabem bem. Ele é muito grande, ele não cresceu, mas teve uma atitude e um comportamento digno de um grande profissional. Com a minha chegada, tivemos uma conversa e definimos algumas estratégias e ele como grande profissional, publicamente já disse isso, conseguiu baixar seu peso, ganhar mobilidade e eu brinco com ele: voltou aos 30 anos. Em relação ao Villalba, estava destreinado quando eu cheguei, a gente acredita, representa a atitude e o compromisso que eu gosto que os jogadores tenham no clube. Não dá pra jogar todo mundo, mas atitude e empenho todos do grupo tem tido, mesmo aqueles que jogam menos.”
Com a classificação garantida, o Cruzeiro aguarda agora o sorteio das quartas de final da Copa do Brasil.