Lautaro iguala húngaro como maior artilheiro estrangeiro da história da Inter | OneFootball

Lautaro iguala húngaro como maior artilheiro estrangeiro da história da Inter | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: oGol.com.br

oGol.com.br

·21 de octubre de 2024

Lautaro iguala húngaro como maior artilheiro estrangeiro da história da Inter

Imagen del artículo:Lautaro iguala húngaro como maior artilheiro estrangeiro da história da Inter

Autor do gol da vitória sobre a Roma, no final de semana, o argentino Lautaro Martínez alcançou um feito histórico no fim de semana: igualou o franco-húngaro István Nyers como maior artilheiro estrangeiro da história nerazzurri.

Nyers, nascido na França, mas com dupla nacionalidade húngara, chegou na Inter em 1948 do Stade Français. Logo na primeira temporada, foi artilheiro do Campeonato Italiano, com 26 gols. A Inter foi vice-campeã, cinco pontos atrás do Torino.


OneFootball Videos


Nos anos seguintes, o artilheiro perdeu a corrida na Serie A para o rossonero Gunnar Nordahl, mas foi bicampeão italiano com a Inter e deixou o clube, para jogar na Roma, após 133 gols em 182 jogos. Até hoje, tem a melhor média de gols entre os maiores artilheiros do clube, com 0,73 gol/jogo.

70 anos depois de Nyers trocar a Inter pela Roma, seu recorde de maior artilheiro estrangeiro do clube acabou ameaçado. Justamente contra a Roma, na capital, Lautaro Martínez igualou os 133 gols do franco-húngaro.

Mais um argentino

A história da Inter com jogadores argentinos é antiga. Oscar Massei, por exemplo, foi companheiro de Nyers lá nos anos 1950. E poucos anos antes de Lautaro desembarcar em Milão, Javier Zanetti se aposentava como o jogador com mais jogos da história da Inter (incríveis 861).

Lautaro Martínez chegara do Racing em 2018, como mais uma grande revelação da Academia. Já despontava na seleção argentina, e teria como companheiro Mauro Icardi, que esboçava chegar ao recorde de Nyers.

Icardi, porém, ficou apenas uma temporada com Lautaro em Milão. Deixou a Inter com 124 gols em 219 jogos, então segundo maior artilheiro estrangeiro da história do clube. Mal sabia que seu compatriota chegaria mais longe...

boom de Lautaro foi justamente depois da saída de Icardi. Depois de uma temporada de apenas nove gols, o atacante marcou 21 no primeiro ano sem o compatriota. Foi duas vezes campeão italiano, da Coppa Italia e três da Supercopa. Beirou, em duas temporadas, os 30 gols.

Na última, foram 27 tentos em 44 jogos, depois de 28 em 57 na anterior. No auge, aos 27 anos, foi artilheiro do Italiano e da Copa América em 2024. Recebeu coro para ganhar a Bola de Ouro.

Ao todo, Lautaro soma 133 gols em 291 jogos pela Inter, média de 0,46 gol/jogo. É o maior artilheiro estrangeiro da história do clube, e o sexto no geral, ao lado de Nyers e atrás dos italianos Sandro Mazzola, Benito Lorenzi, Boninsegna, Altobelli e Giuseppe Meazza.

No top 5 dos maiores artilheiros estrangeiros da história da Inter, além de Lautaro e Nyers no topo, Icardi aparece em terceiro lugar (124 gols), seguido pelo sueco Lennart Skoglund (91 gols) e pelo brasileiro Jair (79 gols).

Ver detalles de la publicación