SportsEye
·23 de julio de 2025
Kaio Jorge supera marcas históricas e lidera artilharia do Brasileirão

In partnership with
Yahoo sportsSportsEye
·23 de julio de 2025
Kaio Jorge tem sido um dos protagonistas do Brasileirão na temporada 2025. Aos 23 anos, o atacante contratado em 2024 junto à Juventus encontrou sequência e impacto imediato sob o comando de Leonardo Jardim, se posicionando como peça indispensável da engrenagem ofensiva do Cruzeiro.
Os números evidenciam o desempenho. Nos últimos cinco jogos, Kaio Jorge balançou as redes seis vezes e participou de oito jogadas que terminaram em gol ou assistência. No confronto mais recente, Cruzeiro 4 x 0 Juventude no dia 20 de julho, ele deu duas assistências e esteve diretamente envolvido em metade dos gols da equipe. Na soma do Brasileirão, já são 12 gols e quatro assistências em 14 partidas—marca que o coloca como artilheiro isolado e recordista em participações diretas em gols até a 15ª rodada, igualando o desempenho de Thiago Galhardo em 2020.
A eficiência também chama atenção: uma participação em gol a cada 71 minutos. Kaio Jorge superou o próprio melhor desempenho em uma temporada, que era de nove gols em 41 aparições pelo Santos na passagem de 2020/21. Neste momento, ele tem mais gols do que três times inteiros da Série A (Sport, Juventude e Vitória) e igualou a produção ofensiva do Santos de Neymar em 2012. Ele esteve presente em 59% dos gols do Cruzeiro até a 15ª rodada, demonstrando a importância do atacante dentro da proposta tática de Leonardo Jardim.
Além da artilharia isolada no campeonato, Kaio lidera também em participações diretas em gols. Arrascaeta, do Flamengo, aparece na vice-liderança com nove gols. A média de minutos por participação só é inferior à de Galhardo em 2020, mas o atacante do Cruzeiro se mostra mais frequente em duelos decisivos e mantém regularidade em jogos de maior peso. Sua parceria com Matheus Pereira foi responsável por 13 dos 21 gols feitos pela equipe no Brasileirão, desempenho que remete a duplas marcantes do clube, como Ricardo Goulart e Marcelo Moreno em 2014.
Dentro de campo, a produção é consistente. Kaio Jorge marcou em oito dos 15 jogos do Cruzeiro, incluindo um hat-trick contra o Grêmio e gols importantes diante de Palmeiras e Fluminense. Mesmo sendo substituído em todas as partidas, ele mantém média elevada de ações ofensivas, com nota 7.74 no Sofascore, a segunda mais alta do campeonato. Sua ausência foi sentida na única derrota recente do time, reforçando o impacto tático e psicológico do atacante.
O Cruzeiro lidera o Brasileirão e divide o posto de melhor ataque da competição com o Flamengo (27 gols). Kaio Jorge é apontado como o principal homem de referência neste rendimento ofensivo. O atacante despertou interesse de clubes europeus, mas a diretoria celeste sinalizou que o jogador permanecerá no elenco ao menos até o fim da temporada. O desempenho reacendeu debates sobre uma possível convocação para a Seleção Brasileira principal, já que Kaio Jorge tem passagem destacada nas categorias de base e volta a figurar entre os nomes cotados para o ataque do país.
Photo by Wagner Meier/Getty Images