
Gazeta Esportiva.com
·10 de julio de 2025
John Textor revela motivo da demissão de Renato Paiva

In partnership with
Yahoo sportsGazeta Esportiva.com
·10 de julio de 2025
Dono da SAF do Botafogo, John Textor deu declarações nesta quinta-feira sobre a demissão do técnico Renato Paiva. O treinador deixou o clube no final de junho, após a eliminação do Mundial de Clubes para o Palmeiras.
“Por que demitimos Renato Paiva? Ele quebrou os próprios princípios. Nós o contratamos porque ele tem uma espécie de cinco linhas verticais de espaçamento. Ele é um treinador posicional. E aí, sinceramente, nossos fãs deram uma surra nele lá embaixo. Começou a quebrar os princípios dele e ficar na defensiva. Estávamos jogando na defensiva”, disse, em participação no podcast ‘TalkSPORT’.
O ex-treinador da equipe carioca foi duramente criticado pela torcida após o confronto diante do Verdão. A postura reativa do time foi o principal motivo dos ataques ao português.
“Deveríamos ter vencido o Atlético de Madrid. Deveríamos ter vencido o Palmeiras. Somos um time melhor que o Palmeiras. Ele quebrou os próprios princípios, e isso aconteceu em dez jogos. A decisão foi tomada ao longo de dez jogos”, completou.
Textor, por sua vez, chegou a conversar com Paiva antes do confronto contra o Palmeiras. Durante o bate-papo, o americano teria expressado que desejava uma postura mais agressiva para este duelo, porém, foi frustrado pela apresentação da equipe.
“Eu disse a ele, treinador, qual foi o melhor jogo que você já jogou na sua vida como treinador? Ele disse, bem, PSG. Eu pergunto: ‘Mas aqui não é o PSG. Vocês vão jogar contra o Palmeiras hoje. É hora de jogar futebol. Então, vão lá e detonem, certo?’ O que a gente faz? Ficamos sentados assistindo eles avançarem. Então, durante dez jogos, ele ficou cada vez mais na defensiva”, declarou.
“Você está recrutando jogadores no Botafogo, com perfil inteligente e técnico. Rápido com a bola, rápido com os pés. Queremos que a bola se mova loucamente. Essa é a nossa filosofia. Quando o treinador chega, e ele concorda, nós o contratamos e aí ele começa a ir na contramão. Todo o departamento de futebol vem até mim e diz: ‘temos que fazer alguma coisa’. Eu fiz”, concluiu.
Para substituir Renato Paiva, o Botafogo contratou nesta quarta-feira Davide Ancelotti, filho de Carlo Ancelotti. O italiano trabalhava como auxiliar técnico de seu pai na Seleção Brasileira e terá no Glorioso sua primeira experiência como treinador.
O clube deve registrar o novo comandante no BID (Boletim Informativo Diário da CBF) até esta sexta-feira para poder estrear ainda neste fim de semana. O Botafogo irá enfrentar o Vasco pelo Brasileirão, no sábado, às 18h30 (de Brasília), no Estádio Mané Garrincha.