João Neves desespera! Castigo de ex Benfica ainda dá que falar | OneFootball

João Neves desespera! Castigo de ex Benfica ainda dá que falar | OneFootball

In partnership with

Yahoo sports
Icon: Glorioso 1904

Glorioso 1904

·16 de julio de 2025

João Neves desespera! Castigo de ex Benfica ainda dá que falar

Imagen del artículo:João Neves desespera! Castigo de ex Benfica ainda dá que falar

João Neves foi expulso perto do apito final no último jogo do Mundial de Clubes frente ao Chelsea. O castigo que será aplicado ao antigo médio do Benfica e o regulamento da FIFA levantam algumas dúvidas, já que, a suspensão não pode ser transferida para outra competição, e por isso, o internacional português poderá não ser sancionado na próxima temporada.

O PSG já perdia por 3-0 quando João Neves puxou o cabelo de Marc Cucurella, lateral espanhol que, antes do ato, deu um empurrão ao médio que 'perdeu a cabeça' e revalidou a maldade. O gesto foi consultado no VAR e o médio levou o primeiro cartão vermelho da carreira. O Chelsea acabaria por vencer a partida por 3-0 e sagrar-se campeão da primeira edição do novo formato do Mundial de Clubes.


OneFootball Videos


A dúvida que fica agora é sobre a eventual suspensão de João Neves. Segundo os regulamentos oficiais da FIFA, aplicáveis ao Mundial de Clubes, "de acordo com o Artigo 74 do Código Disciplinar da FIFA, e sem prejuízo de qualquer outra sanção que possa resultar disso, qualquer suspensão de partida resultante de uma expulsão (devido a um cartão vermelho direto ou indireto) ou várias advertências aplicadas a um jogador ou oficial em diferentes partidas da competição não será transferida para outra competição".

Esta alinha indica que, à partida, João Neves não sofrerá nenhuma suspensão a nível de jogos, já que esta não se transporta para outras provas, como a Ligue 1 ou a Liga dos Campeões. Contudo, a própria FIFA levanta alguma incerteza. Num artigo publicado no site oficial, é referido que "qualquer jogador ou dirigente que receber um cartão vermelho estará ausente da próxima partida de sua equipa. Além disso, sanções adicionais, como suspensão adicional ou multa, poderão ser impostas".

Este artigo e o regulamento provocam alguma discordância entre si, já que, apesar do quadro regulamentar não prever a transferência de castigos ou suspensões para outras competições, a FIFA poderá impor medidas suplementares caso considere que o comportamento de João Neves foi grave o suficiente para justificar uma ação disciplinar mais severa. Resta agora aguardar por um comunicado da principal identidade reguladora do futebol para saber qual será o castigo aplicado ao antigo médio do Benfica.

Ver detalles de la publicación